Economia

27% dos produtos à venda nas grandes superfícies são açorianos

  • 16 de Março de 2019
  • 13 Visualizações, Última Leitura a 21 Abril 2019 às 23:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Mais de um quarto dos produtos alimentares disponíveis nas grandes superfícies comerciais dos Açores foram comprados na Região, revela o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

De acordo com o SREA, da totalidade dos produtos alimentares à venda nas grandes superfícies comerciais, 27 por cento do total foi comprada nos Açores.

As compras realizadas no mercado nacional, que junta Portugal continental e a Madeira, representam 68 por cento (%) e os restantes 5% referem-se a compras realizadas no estrangeiro.

No total, a compra de produtos alimentares, por parte de grandes superfícies comerciais açorianas, efetuada no mercado da Região Autónoma dos Açores superou os 47 milhões de euros em 2018, aumentando 6,1% relativamente ao ano anterior e 3,6% comparando com 2014.

Já a compra de produtos alimentares, destas superfícies comerciais, no resto do país teve uma subida de 19,8% no último ano e 38,9% nos últimos cinco anos, registando o valor de 118,6 milhões de euros em 2018.

Por sua vez a compra de produtos alimentares no estrangeiro estabilizou nos 8 milhões de euros no período de 2014 a 2018.

A informação agora disponibilizada pelo SREA, realça ainda que existem produtos alimentares, que “pela sua natureza agrícola ou agrícola-industrial, são produzidos nos Açores e que, por esse motivo, representam uma percentagem significativa nas compras de grandes superfícies comerciais”.

Desses produtos o SREA realça que “os ovos adquiridos por aquelas superfícies comerciais, em 2018, foram 93% produzidos na Região Autónoma dos Açores”, enquanto a compra de carne fresca ou frigorificada, incluindo animais vivos, de grandes superfícies foi 82% de origem açoriana.

Em relação ao peixe, crustáceos e moluscos e produtos à base de peixe, frescos ou frigorificados a compra no mercado açoriano representou igualmente 82% do total de compras de grandes superfícies comerciais, enquanto a compra de carne congelada ou processada foi 53% de produção açoriana.

Da quantidade total de leite e derivados, que são símbolos da Região, à venda nas grandes superfícies 53% tem origem em Portugal continental e Madeira e 4% no estrangeiro, sendo apenas 43% proveniente dos Açores.

Ainda entre os produtos que são essencialmente comprados fora da Região, destaca-se o azeite, óleos e gorduras alimentares que 99% foram comprados em Portugal continental; o arroz, massas e cereais que foram 87% em Portugal continental e o café, chá e cacau que foi 86%.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos