Economia

Diretor Regional destaca indicadores muito positivos do crescimento económico dos Açores

  • 1 de Março de 2019
  • 71 Visualizações, Última Leitura a 25 Maio 2019 às 01:03
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade afirmou, em Lisboa, que o Sistema de Incentivos ao Investimento e à Competitividade, o Competir+, tem sido uma “alavanca do crescimento económico” nas nove ilhas dos Açores.

“O Competir+ destina-se a apoiar a iniciativa privada. Sendo um instrumento muito abrangente e generoso, considerando os seus cinco subsistemas, tem sido, seguramente, uma alavanca do crescimento económico dos Açores”, frisou Ricardo Medeiros, que falava quinta-feira na inauguração da Loja do Gelado, da Quinta dos Açores.

Este sistema de incentivos conta com cerca de 1.100 candidaturas de investimento, que representam 475 milhões de euros e preveem a criação de mais de 2.000 postos de trabalho.

Ricardo Medeiros referiu também que o consumo das famílias nos Açores “continua com uma evolução muito positiva, tendo em conta o crescimento de 3,59%, a preços constantes, nas vendas no comércio a retalho da Região em janeiro, face ao mesmo mês de 2018”.

De acordo com o índice de vendas no comércio a retalho, informação do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), a compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais regionais registou uma variação média nos últimos 12 meses de 3,84%, considerando os valores corrigidos de sazonalidade.

O Diretor Regional frisou ainda que a inovação “é uma forma de diferenciação, um fator de competitividade que consegue gerar muito valor para as empresas e para as famílias”.

Nesse sentido, referiu que a Marca Açores "é um exemplo de diferenciação”, pela valorização dos produtos regionais e pelo seu contributo no aumento das exportações.

“Outra mais-valia prende-se com o Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Açorianos, que visa a promoção do consumo de produtos regionais com a Marca Açores”, sublinhou Ricardo Medeiros considerando-a “decisiva para a dinamização do setor produtivo e dos setores complementares do turismo e para a substituição de importações”.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos