Economia

Governo prevê que Prorural+ fique esgotado este ano

  • 8 de Fevereiro de 2019
  • 19 Visualizações, Última Leitura a 19 Fevereiro 2019 às 17:45
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Programa de Desenvolvimento Rural – PRORURAL+, comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), tem uma verba disponível de 62,1 milhões de euros da dotação total de 340 milhões de euros, o que leva o secretário regional da Agricultura e Florestas a prever que ainda este ano o programa fique esgotado.

Segundo João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, o balanço é “positivo”, uma vez que a taxa de execução do programa é de 54% e a taxa de compromisso é de 82,5%, considerando que é um sinal de que o setor acredita no futuro.

Ainda de acordo com o governante, estão aprovados 12252 pedidos de apoio e projetos, com um investimento elegível de 323 milhões de euros, tendo sido já pagos 180 milhões de euros.

João Ponte diz que não é possível garantir para já quando será viável um regime de transição - abertura de avisos para projetos a serem comparticipados pelo próximo quadro comunitário - como aconteceu no fim do anterior quadro de apoio.

O governante adianta que estão, neste momento, três avisos em aberto: um para projetos de modernização das explorações agrícolas, cuja procura está a ser três vezes superior à dotação que é de 4 ME; outro para a primeira instalação dos jovens agricultores com projetos de investimento, cuja procura está também acima da dotação de 1,5 ME (candidaturas de 2,5 ME); e ainda outro para investimentos na agroindústria com uma dotação de 4 ME.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos