Economia

Empresas europeias imunes ao esperado abrandamento do PIB

  • 15 de Janeiro de 2019
  • 52 Visualizações, Última Leitura a 17 Setembro 2019 às 23:21
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A agência de ‘rating’ Moody’s considera que as empresas europeias estão “amplamente imunes ao esperado abrandamento” do PIB e têm “várias alavancas” que podem acionar para proteger a sua qualidade de crédito no âmbito de uma desaceleração económica.

“No geral, esperamos que as empresas europeias não financeiras façam apenas ajustamentos moderados nas suas políticas financeiras à medida que o crescimento económico abranda”, indica a agência de notação financeira, num relatório divulgado ontem.

A Moody’s recorda que prevê que o crescimento do PIB da zona euro, que se fixou em 2,5% em 2017, continue a abrandar para uma expansão de 1,8% em 2019 e de 1,6% em 2020.

“Apesar de isso poder ter um efeito percetível em alguns lucros empresariais, não é grave e a grande maioria das empresas avaliadas deve ser capaz de se adaptar com bastante facilidade”, antecipa a agência de ‘rating’.

Embora assumindo que não é esse o seu cenário de base, a Moody’s alerta para que uma desaceleração económica mais acentuada “exigiria medidas mais extremas, algumas das quais foram demonstradas em anteriores ciclos económicos, e que poderiam pesar mais fortemente na qualidade do crédito das empresas”.

No relatório, a Moody’s precisa que as empresas europeias têm “várias alavancas para gerir um abrandamento [económico], mas algumas são mais fáceis de acionar que outras”.

Indica a agência de ‘rating’ que os gastos de capital são a alavanca que dá maior flexibilidade de curto-prazo porque é a rubrica a que corresponde a maior fatia de despesas para as empresas.

Também as estratégias de aquisições são mais fáceis de gerir durante períodos de desaceleração económica porque são muitas vezes oportunistas e reduzi-las tem menor probabilidade de afetar o negócio ‘core’ [principal], refere a Moody’s.


Fonte: Lusa / Açoriano Oriental - Economia

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos