Economia

Recorde de passageiros de cruzeiros em 2018

  • 9 de Janeiro de 2019
  • 27 Visualizações, Última Leitura a 20 Março 2019 às 22:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

No ano passado, os cruzeiros trouxeram aos Açores mais de 164 mil passageiros, um novo recorde, ainda que com menos escalas face a 2017.

Os Açores tiveram no ano passado um número recorde de passageiros de cruzeiros, com mais de 164 mil passageiros em 138 escalas, com destaque para a ilha de São Miguel.

Contudo, apesar do aumento superior a 30 mil passageiros em relação a 2017, o ano de 2018 até registou menos escalas de navios de cruzeiro nos Açores, uma vez que em 2017 se tinha registado um recorde de 152 escalas.

Segundo refere a Portos dos Açores em comunicado, o número de passageiros de cruzeiros registado nos Açores em 2018 bate um recorde que já durava desde 2015, ano em que haviam passado pelos Açores perto de 142 mil passageiros em navios de cruzeiro.

De destacar ainda que em 2018 se bateu também outro recorde, com 74 mil tripulantes a passarem pelos Açores.

Por ilhas, São Miguel destaca-se no movimento dos cruzeiros, com 75 escalas e mais de 123 mil passageiros em 2018, seguindo-se a Terceira, com 24 escalas e cerca de 24 mil passageiros e o Faial, que teve 25 escalas, mais que a Terceira, embora com menos passageiros, apenas 16 mil.

Apesar das escalas de navios de cruzeiro se repartirem hoje cada vez mais ao longo do ano, as épocas de reposicionamentos América/Europa e Europa/América, antes e depois do verão, continuam a ter um peso importante, como foi o caso do mês de abril, onde os portos açorianos receberam 40 escalas de cruzeiros, com destaque para os dias 23 e 24 de abril, onde passaram nove navios de cruzeiro por Ponta Delgada, com cerca de 26 mil visitantes.

O crescimento do movimento de navios de cruzeiro nos Açores tem sido importante para divulgar a Região no panorama internacional, “fruto de um trabalho conjunto do Governo dos Açores e da administração portuária, a par dos agentes de navegação e DMC (Destination Management Companies) da Região”, refere a Portos dos Açores em comunicado, sendo atualmente a resposta em termos de logística às várias escalas em simultâneo um dos grandes desafios para um bom acolhimento ao turismo de cruzeiros.

Além disso, nos últimos anos tem havido também um maior número de navios a escalar os Açores, sendo esta uma área em que há grande concorrência a nível mundial com os vários portos a competirem entre si, com avultados investimentos.

Ao nível local, o turismo de cruzeiros tem contribuído ainda para a dinamização da economia e para criação de novas empresas de animação turística.


Britânicos estão em maioria entre os passageiros

Os britânicos são os que mais visitam os Açores em navios de cruzeiro sendo pelo sétimo ano consecutivo o mercado emissor de turistas que lidera ao nível dos cruzeiros nos Açores, tendo em 2018 representado 41% do total de passageiros, segundo refere a Portos dos Açores, em comunicado.

A seguir aos britânicos, são os turistas dos Estados Unidos da América os mais representativos, com 22% dos passageiros em 2018, seguindo-se, em terceiro lugar, os alemães, com 19,6% dos passageiros em 2018.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos