Economia

Plano para valorizar o atum e obter maior rendimento

  • 6 de Janeiro de 2019
  • 9 Visualizações, Última Leitura a 19 Janeiro 2019 às 16:49
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo dos Açores está a preparar um Plano Estratégico para a Valorização do Atum na Região com o objetivo de diversificar a forma como o atum é vendido e, sobretudo, para a obtenção de um maior rendimento a partir desta espécie tão apreciada nos mercados internacionais.

Em declarações ao Açoriano Oriental, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, afirma que se pretende envolver na elaboração deste plano vários agentes, da comercialização aos transportes, passando pelos pescadores e industriais, “para vermos se conseguimos obter as mais-valias que o atum dos Açores merece, atendendo também ao que é a realidade do mercado atualmente”.

Com base na promoção da pesca sustentável e amiga do ambiente que se pratica nos Açores, em causa pode estar também a “criação de uma marca de atum dos Açores que seja reconhecida pela sua qualidade”.

O secretário regional lembra que é no atum que a fileira da pesca nos Açores poderá obter maiores crescimentos de rendimentos nos próximos anos - apesar da irregularidade que esta pescaria tem evidenciado - atendendo a que nas espécies demersais, como o goraz, por exemplo, já se atingiu um nível de pescarias e de preço de venda que dificilmente poderá ser muito aumentado daqui para a frente.

Por isso, acrescenta Gui Menezes, “é de facto o atum que, de uma vez por todas, temos de valorizar e colocá-lo em mercados que nos tragam mais-valias”, sendo a venda em fresco, como complemento às conserveiras, uma boa forma de valorizar bastante o atum, seja ao nível do turismo, seja em mercados como o norte-americano ou o europeu.

Contudo, é preciso que os pescadores tenham a formação necessária para conservar o atum em condições de ser vendido como fresco.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos