Economia

Uso racional de energia potencia crescimento da indústria

  • 18 de Dezembro de 2018
  • 48 Visualizações, Última Leitura a 18 Abril 2019 às 20:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Andreia Carreiro diz que “poupanças significativas” na fatura energética vão permitir “disponibilidade financeira para a competitividade do setor”.

A diretora regional da Energia afirmou que o uso racional de energia potencia o crescimento da indústria nos Açores, devido às “poupanças significativas” na fatura energética, que permitem “disponibilidade financeira para a competitividade do setor”.

“Impulsionar a otimização energética na indústria é potenciar a economia e o emprego na Região”, a par das “claras vantagens associadas à promoção da sustentabilidade ambiental, imprescindíveis numa região que se demarca pela sua natureza, também através dos seus produtos”, afirmou Andreia Carreiro, que falava à margem da conferência ‘Eficiência Energética: o caminho para uma indústria mais competitiva’, iniciativa que decorreu com o objetivo de divulgar os resultados da implementação do SGCIE - Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.

Na ocasião, Andreia Carreiro realçou ainda que “o SGCIE é uma das medidas previstas no PNAEE – Plano Nacional de Ação para Eficiência Energética, que visa a certificação e promoção da eficiência energética nas indústrias, permitindo o conhecimento do desempenho energético das instalações e a redução dos custos associados”.

Nesse sentido frisou que é “imprescindível” participar em iniciativas com este cariz, “de forma a trazer para a Região os melhores exemplos praticados ao nível da implementação de estratégias que otimizem o recurso à energia pelas unidades industriais”.

“Temos vindo a incentivar a indústria açoriana a aderir ao SGCIE, mediante um levantamento e análise cuidada, realizada pela Direção Regional da Energia, aos consumos enérgicos industrias, bem como através do cálculo do retorno financeiro que os investimentos em sistemas e equipamentos energeticamente eficientes lhes trarão”, reforçou.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos