Economia

Novo crédito à habitação aumenta após 3 meses em queda

  • 12 de Dezembro de 2018
  • 48 Visualizações, Última Leitura a 16 Junho 2019 às 03:46
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação aumentaram em outubro para os 811 milhões de euros, invertendo a trajetória descendente dos três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os últimos dados do BdP relativos a empréstimos e depósitos bancários, foram concedidos em outubro 811 milhões de euros pelos bancos às famílias para empréstimos à habitação, mais do que os 790 milhões de euros de setembro e os 810 milhões de euros de agosto e acima dos 706 milhões de euros concedidos em outubro de 2017.

Desde o início do ano foram já emprestados 8,104 mil milhões de euros de novos créditos à habitação, valor que compara com os 6,657 mil milhões de euros concedidos no ano passado entre janeiro e outubro.

Em outubro deste ano, de acordo com a informação divulgada pelo BdP, a taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras foi de 2,43%, aumentando sete pontos base face ao mês anterior.

Nas operações acima de um milhão de euros, a taxa de juro fixou-se em 1,77% e nas operações abaixo de um milhão de euros em 2,84%, mantendo-se o diferencial entre as mesmas “praticamente inalterado” face ao mês anterior.

Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média diminuiu dois pontos base, para 1,34%, correspondendo a um novo mínimo da série. Já no crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,22% e 4,19% (7,22% e 3,84% em setembro).

Em julho, entraram em vigor as novas regras do Banco de Portugal que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo, por exemplo, que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos