Economia

OCDE confirma tendência de expansão da economia portuguesa em Janeiro

  • 5 de Março de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 10:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A tendência de expansão da economia portuguesa iniciada em Dezembro reforçou-se em Janeiro, de acordo com o respectivo indicador avançado da OCDE, que foi divulgado hoje.

O indicador passou para 102,2 no primeiro mês do ano, quando em Dezembro estava em 101,1, tendo franqueado pela primeira vez desde o início da crise actual o limiar de 100, que representa a média de longo prazo. Em Novembro tinha sido de apenas 99,5. O valor relativo a Janeiro é o mesmo de Abril de 2008, alguns meses antes de o banco de investimento Lehman Brothers falir, em Setembro desse ano, desencadeando a maior crise económica desde a Grande Depressão dos anos 1930.

Em Portugal, o indicador atingiu o limiar da expansão em Dezembro, quando em Novembro estava ainda, como em Outubro, no limiar entre recuperação e expansão. O mínimo nacional deste indicador, durante a recessão causada pela crise internacional, foi atingido em Março, e deste então tem apresentado uma melhoria continuada.

O indicador avançado da OCDE foi concebido para detectar sinais iniciais de pontos de viragem nos ciclos económicos, dando os seus valores informação apenas qualitativa. Tal como é entendida pela OCDE, a situação de expansão não significa que o ritmo de crescimento do produto tenha de ser forte, e por isso não quer dizer que se ultrapasse necessariamente uma crise aguda como aquela em que Portugal e o mundo desenvolvido mergulharam no final de 2008.

Valores crescentes e acima de cem, a situação actual do indicador relativo a Portugal, indicam uma expansão da economia. Valores decrescentes acima de cem, uma desaceleração; valores decrescentes inferiores a cem, uma contracção; e valores crescentes inferiores a cem uma recuperação, de acordo com a classificação da organização.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos