Economia

Fundos da UE e coesão regional debatidos em Bruxelas

  • 5 de Dezembro de 2018
  • 7 Visualizações, Última Leitura a 9 Dezembro 2018 às 19:52
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Vasco Cordeiro participa hoje e amanhã no Comité das Regiões, em Bruxelas, que vai tomar posição sobre Coesão e Fundos Comunitários.

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, participa hoje e amanhã, em Bruxelas, na sessão plenária do Comité das Regiões, que irá assumir uma posição sobre a Coesão e os Fundos pós-2020.

O Comité das Regiões é um órgão consultivo das instituições europeias e nesta sessão plenária irá debater e aprovar vários pareceres sobre o futuro das políticas de Coesão e Agrícola Comum e sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual.Segundo refere o GACS, da agenda de trabalhos destes dois dias de plenário consta o debate e a votação de cerca de duas dezenas de pareceres, a maioria dos quais sobre matérias de relevância para a Região Autónoma dos Açores, como a Política de Coesão, a Política Agrícola Comum e os próximos fundos comunitários para o período 2021-2027.

E é nesse contexto que os Açores apresentaram um conjunto de propostas de alteração, individuais e coletivas, visando a defesa dos interesses regionais e das Regiões Ultraperiféricas, no âmbito dos diferentes programas e regulamentos em discussão.

Depois de aprovados, estes pareceres serão enviados às instituições europeias, nomeadamente à Comissão, ao Conselho e ao Parlamento Europeu.

Estas três instituições têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer, como é o caso do emprego, da política social, da coesão económica e social, dos transportes, da energia e das mudanças climáticas.Refira-se que os Açores têm assento no Comité das Regiões desde a sua criação, sendo atualmente representados pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

O Comité das Regiões tem mais de 350 membros oriundos de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE).


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos