Economia

Indicador da Atividade Económica cresce 2,1% em agosto

  • 19 de Outubro de 2018
  • 63 Visualizações, Última Leitura a 16 Junho 2019 às 02:28
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Para o diretor regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade este crescimento reflete o “grande dinamismo” da economia dos Açores.

O Indicador de Atividade Económica (IAE), que retrata o estado geral da economia no curto prazo, registou, nos Açores, um crescimento de 2,1% em agosto, valor que demonstra o “grande dinamismo” da economia dos Açores, segundo o diretor regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade.

Segundo nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do executivo regional, Ricardo Medeiros, referindo o crescimento do IAE, destacou, em visita a Santa Cruz, o “grande dinamismo” da economia da ilha Graciosa, em particular, e dos Açores, em geral, sublinhando os reflexos do incremento da atividade económica na criação de postos de trabalho e na diminuição do número de desempregados.

Para o diretor regional este crescimento de 2,1% “comprova o bom momento da economia regional”, acrescentando que o IAE, índice analisado e publicado nos Açores desde 2014, que permite acompanhar a evolução da economia regional, revela assim uma estabilização acima dos 2%.

O cálculo do IAE divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) considera os dados dos principais setores de atividade da Região, sendo construído com base nas séries estatísticas relativas a ‘Leite entregue nas fábricas’, ‘Gado Abatido’, ‘Pesca Descarregada’, ‘Produção de Energia’, ‘Produção de Produtos Lácteos’ e ‘Consumo de Energia na Indústria’.

São também consideradas as estatísticas referentes a ‘Venda de Cimento’, ‘Empregados na Construção Civil’, ‘Passageiros Desembarcados Via Aérea’, ‘Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros’, ‘Empréstimos Bancários’, ‘Prédios Transacionados’ e ‘Levantamentos Multibanco’.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos