Economia

Consumo das famílias regista subida nos Açores

  • 13 de Setembro de 2018
  • 8 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2018 às 18:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais cresceu, em termos homólogos, 2,8% em julho e 4,3% nos últimos três meses.

O consumo das famílias nos Açores cresceu, a preços constantes e em termos homólogos, 2,8% em julho e 4,3% nos últimos três meses, no que diz respeito à compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais.

A informação foi divulgada pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) e surge em conformidade com o índice de vendas no comércio a retalho.

“Considerando os valores corrigidos de sazonalidade, o crescimento é ainda mais evidente, ou seja, 4,8% na média dos últimos 12 meses, o que reflete uma estabilidade no crescimento deste indicador de consumo das famílias”, sublinha entretanto uma nota difundida pelo gabinete de imprensa do Governo Regional (GACS).

De acordo com a mesma fonte, a variação mensal positiva, corrigida dos efeitos de sazonalidade e calendário, se verifica continuamente desde junho de 2017.

Relacionando a compra de produtos alimentares com o consumo privado, dados recentes do SREA sobre os levantamentos Multibanco e compras com cartão eletrónico, revelam, em agosto, uma subida mensal homóloga das compras em 8,8% e dos levantamentos em 2,7%, ou seja, no conjunto, um aumento de 6,4%.

Na realidade, o valor global dos levantamentos (cerca de 58,3 milhões de euros) e das compras através de cartão (95,1 milhões de euros) ultrapassou os 153 milhões de euros em agosto passado, sendo que cerca de 130 milhões foram efetuados através de cartões de bancos nacionais.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos