Economia

Vendas a retalho sobem 0,7% em Janeiro

  • 2 de Março de 2010
  • 215 Visualizações, Última Leitura a 22 Setembro 2017 às 15:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As vendas no comércio a retalho subiram 0,7 por cento em Janeiro face ao mesmo mês de 2009, indicam números do Instituto Nacional de Estatística (INE) corrigidos "dos efeitos de calendário e da sazonalidade".

Os números de Janeiro deste ano ficam abaixo dos 2,8 por cento verificados em Dezembro último.

No entanto, o INE ressalva que "excluindo do índice geral o comércio de combustíveis, a variação homóloga situou-se em 3,4 por cento (5,1 por cento no mês precedente). Deve contudo referir-se que, em termos nominais, com valores também corrigidos dos efeitos de calendário e da sazonalidade, esta variação foi de -0,2 por cento".

Por outro lado, o comércio de produtos alimentares apresentou uma variação de 2,7 por cento e o de produtos não alimentares registou uma variação de -1,1 por cento, acrescentam.

Os números negativos explicam-se no entanto, pela quebra das vendas dos produtos petrolíferos, já que excluindo o comércio de combustíveis do grupo de produtos não alimentares, "a variação homóloga situou-se em 4,1 por cento".

Já o emprego no comércio a retalho aumentou 0,8 por cento em termos homólogos, indicam os dados do INE, percentagem superior em 3,2 pontos percentuais à taxa registada em Dezembro.

Apesar de as remunerações brutas no comércio a retalho terem aumentado 4,5 por cento em termos homólogos (-0,2 por cento no mês anterior), o volume de emprego, medido pelo número de horas trabalhadas, apresentou em Janeiro uma variação de -1,4 por cento (-2,3 por cento em Dezembro).

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos