Economia

Taxa de inflação média desceu para 1,24%

  • 18 de Agosto de 2018
  • 12 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2018 às 18:57
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Classes Bebidas alcoólicas e tabaco, Hotéis, cafés e restaurantes, Transportes, Educação e Outros bens e serviços foram as que apresentaram maiores variações médias.

A taxa de inflação média na Região Autónoma dos Açores desceu para 1,24% no final do 2º trimestre de 2018, de acordo com números divulgados no Boletim Trimestral de Estatística do SREA.

“As classes Bebidas alcoólicas e tabaco, Hotéis, cafés e restaurantes, Transportes, Educação e Outros bens e serviços são as que apresentam maiores variações médias ao longo dos últimos três meses”, revela o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

O mesmo documento acrescenta que a inflação média subjacente, que é compilada excluindo do índice total os produtos alimentares não transformados e os produtos energéticos, com o objetivo principal de eliminar algumas das componentes mais expostas a “choques” temporários, desceu para 1,61% no final deste trimestre.

Já analisando a taxa homóloga no final deste trimestre, verifica-se que o cabaz de bens e serviços analisado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), está mais caro cerca de 0,90% do que em junho de 2017.

Refira-se que o IPC pretende medir a evolução no tempo dos preços de um cabaz de cerca de 900 produtos (bens e serviços), considerado representativo da estrutura de consumo média dos agregados familiares.

Segundo o SREA, a estrutura de ponderação da série 2012=100 foi determinada a partir da componente de despesa monetária de consumo privado das Contas Nacionais e complementada pelos resultados do Inquérito às Despesas das Famílias (IDEF) realizado em 2010/2011, do Recenseamento Geral da Habitação que ocorreu em 2011 e de outras fontes de natureza administrativa.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos