Economia

Importações aumentaram no mês de junho

  • 10 de Agosto de 2018
  • 78 Visualizações, Última Leitura a 19 Abril 2019 às 22:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Importações de bens subiram 18,1% em junho face ao período homólogo, impulsionadas pela compra de combustíveis a países fora da UE.

As importações de bens subiram 18,1% em junho face ao período homólogo, impulsionadas pela compra de combustíveis a países fora da União Europeia, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), enquanto as exportações aumentaram 8,6%.

De acordo com o INE, o “significativo aumento verificado nas importações deveu-se principalmente aos combustíveis e lubrificantes com origem em países extra-UE [União Europeia]”.

Assim, o comércio fora da UE aumentou 45,7% em junho face ao mesmo mês de 2017, subindo também dentro da União, em 10% relativamente àquele período.

Comparativamente ao mês anterior, as exportações e as importações também subiram, já que em maio estes valores tinham sido de 6,2% e de 0,6%, respetivamente.

Sem contar com a categoria de combustíveis e lubrificantes, as exportações tiveram um acréscimo de 6,8% em junho, enquanto as importações cresceram 10,3%.

No que toca ao défice da balança comercial de bens, ascendeu aos 1.682 milhões de euros em junho deste ano, mais 641 milhões de euros que no mês homólogo de 2017.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial teve um saldo negativo em 999 milhões de euros neste mês, “correspondente a um aumento do défice de 231 milhões de euros em relação a junho de 2017”, realça o INE.

Em termos trimestrais, no segundo trimestre deste ano, as exportações e as importações de bens aumentaram, respetivamente, 10,5% e 10,4% relativamente ao mesmo período de 2017.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos