Economia

Associação Regional de Turismo vai criar marca Carnaval dos Açores

  • 3 de Agosto de 2018
  • 137 Visualizações, Última Leitura a 26 Maio 2019 às 16:11
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Criação da marca Carnaval dos Açores tem por objetivo a promoção turística das ilhas onde esta efeméride tem maior expressão
A Associação Regional de Turismo (ART) está a trabalhar na criação da marca Carnaval dos Açores, que tem por objetivo a promoção turística das ilhas onde esta efeméride tem maior expressão, revelou o presidente da associação.

“A criação da marca Carnaval dos Açores está integrada num projeto maior em que a associação está a trabalhar há já dois anos, que visa a promoção do Carnaval enquanto atração turística cultural”, explicou José Toste ao Açoriano Oriental.

Ainda que esta associação esteja mais ligada ao grupo central, o responsável explicou que o conceito desta marca passa por abranger as três ilhas onde esta festividade tem maior expressão: Terceira, Graciosa e São Miguel.

“O nosso Carnaval não é o da Madeira, o de Torres Vedras nem o do Brasil e é isso que queremos mostrar ao divulgá-lo. Queremos promover o nosso Carnaval como algo endógeno e diferente dos outros. E o facto de o Carnaval ser celebrado de forma diferente nas diversas ilhas dos Açores é uma mais-valia para a autenticidade de um pacote turístico”, explicou.

Por outro lado, José Toste realçou que o Carnaval poderá contribuir para a diminuição da sazonalidade do turismo, lembrando que a diáspora poderá ser um público interessado em reviver as suas tradições.

O presidente da ART explicou que o desenho da estratégia de marketing do Carnaval da Região passa pela criação de materiais de promoção regional, nacional e internacional dos eventos, mas também pela pesquisa sobre as origens e expressões carnavalescas nas ilhas Terceira, São Miguel e Graciosa.

A aplicação de Carnaval desenvolvida pela ART, a publicação de um livro e de um documentário sobre o Carnaval da Terceira foram algumas ferramentas já criadas a pensar no lançamento desta marca.

José Toste destacou ainda que as ilhas Terceira, São Miguel e Graciosa possuem uma forte tradição de Carnaval, sendo que em cada uma esta festividade apresenta características distintas.

Na ilha Terceira, o Carnaval tradicional é um festival de teatro popular, com textos em rima, que atrai pessoas de toda a ilha, de várias idades e estratos sociais às salas de espetáculos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

Já na Graciosa o Carnaval é de salão, com as pessoas a assinalar o evento em clubes durante os quais se apresentam danças coreografadas.

Por sua vez, na ilha de São Miguel, o Carnaval está ligado a bailes de gala que se realizam no Coliseu Micaelense, mas também por outras partes da ilha.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos