Economia

I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora decorre de 5 a 8 de julho, na Terceira

  • 4 de Julho de 2018
  • 57 Visualizações, Última Leitura a 22 Setembro 2018 às 13:40
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, em parceria com o Governo da República, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a Câmara Municipal da Praia da Vitória, promove, de 5 a 8 de julho, a realização do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora.

Este Encontro, que decorre na Praia da Vitória, na Terceira, tem como tema ‘Conhecer para investir’ e pretende valorizar a força da diáspora no mundo, evidenciando as potencialidades do arquipélago e estimulando novos investimentos de empresários na Região e também no exterior.

A iniciativa visa também facultar aos participantes informação sobre as áreas de investimento de elevado potencial nos Açores, bem como sobre os diversos regimes de incentivos e financiamentos disponíveis na Região.

Deste modo e num contexto institucional, também ele propício ao 'networking' e direcionado para o âmbito regional e para as especificidades dos Açores, pretende-se proporcionar aos participantes uma plataforma privilegiada para o diálogo e para a partilha de experiências e de boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para diferentes áreas de negócios.

A sessão de abertura terá lugar sexta-feira, 6 de julho, às 09h00 horas, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, e será presidida pelo Vice-Presidente  do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, contando com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis.

No dia seguinte, sábado, 7 de julho, a sessão de encerramento, marcada para as 12h30, contará com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

Nos trabalhos deste Encontro participam ainda os secretários regionais da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, e da Agricultura e Florestas, João Ponte, além dos diretores regionais das Comunidades, Paulo Teves, e da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, que vão intervir em algumas das sessões que constam do programa, falando sobre as suas áreas de competência e de atuação.

O Governo da República estará representado pelos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, do Turismo, Ana Mendes Godinho, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O programa deste Encontro é constituído por diversas sessões, em cada uma das quais serão abordadas diferentes temáticas, como sejam as grandes áreas estratégicas da economia da Região, nomeadamente o turismo, o mar, a indústria agroalimentar e a ciência e tecnologia, as políticas públicas do Governo da República, oportunidades e medidas de apoio ao investimento e as políticas para as Comunidades Portuguesas.

O Encontro inclui ainda uma sessão dedicada ao testemunho dos investidores da diáspora nos Açores, que contará com a participação de emigrantes que investiram no arquipélago mas mantiveram a residência no seu país de destino enquanto emigrantes, bem como uma sessão destinada a intervenções de outros empresários presentes no Encontro, que pretendam participar nesta sessão, para a qual devem efetuar previamente a sua inscrição.

Do programa constam ainda visitas a diversos projetos e locais da ilha Terceira, nomeadamente o Porto da Praia da Vitória, o Parque Tecnológico da Ilha Terceira, a Quinta dos Açores, além de uma visita guiada a Angra do Heroísmo, cidade classificada pela UNESCO como Património Mundial.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos