Economia

É preciso ‘muito trabalho’’ para emprego voltar a níveis pré-crise

  • 30 de Junho de 2018
  • 59 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2018 às 22:10
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou ontem que é necessário “muito trabalho” para aumentar os níveis do emprego, que continuam acima do registado antes da crise financeira, embora o desemprego seja semelhante ao registado em 2002.

“Se nós já estamos com valores a nível do desemprego semelhantes aos que tínhamos em 2002, do ponto de vista do emprego temos valores que tínhamos em 2010, ou seja, estamos ainda longe de atingir o valor que tínhamos antes da crise, o que quer dizer que há muito trabalho a fazer”, considerou o governante, em declarações à agência Lusa.

No dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a taxa de desemprego desceu para 7,2% em abril, atingindo o valor mais baixo desde novembro de 2002, Vieira da Silva sublinhou que os “sinais são todos positivos quer do lado do emprego, quer do lado da segurança social”, e que vão no sentido de “forte dinamismo”, que se espera que “continue a acentuar-se”.

À Lusa, o ministro acrescentou a “tendência muito positiva, que se vem registando no mercado de trabalho”, com os números do INE e do Instituto de Emprego e Formação Profissional a mostrarem a “mudança muito profunda que se verificou nos últimos anos”.

O governante referiu que “desde finais de 2015, princípios de 2016” há cerca de 290 mil empregos criados a mais do que aqueles que existiam, pelo que a “criação de emprego foi ainda mais significativa”.

Apesar dos valores colocarem Portugal, “pela primeira vez, desde há muitos anos, muito idêntico à média da União Europeia e já claramente abaixo da zona euro”, a economia nacional “precisa de mais empregos, maior crescimento e esse é um objetivo que não se pode perder de vista”.

Os empregos criados também devem ser de “qualidade, com bons salários e estabilidade”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos