Economia

Ministro deteta “mudança positiva” dos EUA quanto à Base das Lajes

  • 22 de Junho de 2018
  • 35 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2018 às 16:15
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou ontem que os Estados Unidos da América (EUA) têm vindo a evidenciar uma mudança positiva, no que à pasta da Base das Lajes diz respeito.

Santos Silva apontou ontem que, com o novo embaixador norte-americano em Lisboa, George Glass, “houve uma mudança positiva no comportamento norte-americano nas negociações” que se prendem com a atenuação do impacto ambiental da presença norte-americana na ilha Terceira.

Neste momento, descreveu ainda, estão resolvidas “todas as questões relativas aos trabalhadores”, as questões das infraestruturas estão “em vias de resolução” e “tem havido progressos” quanto aos aspetos ligados ao impacto ambiental.

O ministro dos Negócios Estrangeiros falava à agência Lusa, fazendo eco da reunião que teve com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e que decorreu no Departamento de Estado, no primeiro ato de uma visita de cinco dias a Washington.

Na reunião, foi ainda reiterada “a intenção de continuar a valorizar os Açores como eixo essencial da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos, com o projeto do Air Center e o projeto do Centro de Defesa Atlântica”, deu nota.

No encontro, Santos Silva transmitiu ao seu homólogo norte-americano em Washington que a importância do laço transatlântico deve ser reforçada, “e não diminuída”, apesar das diferenças de posições entre a União Europeia e Estados Unidos da América.

As relações entre a União Europeia e os EUA foram um dos temas debatidos pelos dois chefes da diplomacia, com o ministro a reiterar que, “independentemente das diferenças de opinião, que são claras hoje, em matérias tão importantes como as alterações climáticas ou o comércio internacional, a aliança entre as democracias da América do Norte e da Europa é absolutamente vital para a ordem internacional”.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos