Economia

Lajes têm usos ‘algures entre a guerra e a paz’

  • 21 de Junho de 2018
  • 98 Visualizações, Última Leitura a 25 Agosto 2019 às 04:57
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Base das Lajes, na ilha Terceira, tem uma possibilidade de utilização “algures entre a guerra e a paz” devendo os Açores serem entendidos com um ‘centro’ Atlântico de confluência de vários interesses internacionais.

A afirmação é de Nuno Rogeiro, analista e investigador na área da ciência política e relações internacionais, que foi ontem o orador convidado da Conferência-Almoço organizada pelo Açoriano Oriental com o tema “Da Base ao Topo: Futuros para as Lajes”, que decorreu na Praia da Vitória.

Abordando os futuros possíveis para a Base da Lajes, numa altura em que está bastante mais reduzida a presença militar norte-americana na ilha Terceira, Nuno Rogeiro avançou com mais de duas dezenas de hipóteses para o futuro da base, umas mais, outras menos concretizáveis.

Nuno Rogeiro afirma “não ver como provável” um futuro para as Lajes que passe apenas por uma presença militar, mas muitas são as hipóteses que se colocam neste momento, quer militares, quer civis, quer mistas, para o aproveitamento da base.

No campo militar, Nuno Rogeiro falou de hipóteses como a da instalação de uma base para os fuzileiros norte-americanos ou de treino operacional de aeronaves tripuladas e não tripuladas, nomeadamente drones armados e não armados e aviões ‘invisíveis”, entre outras hipóteses.

A um nível semi-militar, a Base das Lajes poderia acolher um Centro de Segurança Atlântica, uma proposta de origem americana, defendida atualmente por Portugal, mas também poderia acolher um Centro de seguimento espacial, que poderia servir, quer aos EUA, quer à União Europeia, quer até à China.

Finalmente e do ponto de vista civil, a Base das Lajes poderia vir a constituir-se como uma grande universidade dos mares nos Açores, afirmou Nuno Rogeiro, através da criação de um polo científico ligado à oceanografia.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos