Economia

Inflação desce nos Açores para 1,34%

  • 14 de Junho de 2018
  • 70 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2018 às 22:36
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A taxa de inflação média nos Açores desceu para 1,34%.

A nível nacional situou-se nos 1,04%.

A taxa de variação homóloga do mês de Maio, nos Açores, situou-se nos 0,27%, sendo a nacional de 1,04%.

A taxa de variação mensal foi de -012% nos Açores e 0,41% no país.

Com efeito, segundo revelou ontem o SREA, a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Maio, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, desceu para 1,34%.

As maiores variações médias verificaram-se nas classes “Bebidas alcoólicas e tabaco”, “Hotéis, cafés e restaurantes”, “Transportes”, “Bens e serviços diversos” e “Comunicações” com taxas positivas, respectivamente, de 7,53%, 2,82%, 1,80%, 1,39% e 1,21%.

A taxa de inflação nacional é de 1,04%.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de Maio, situou-se nos 0,27%, descendo 0,67 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.

A taxa homóloga a nível nacional é de 1,04%.

A taxa mensal do índice de Maio, “Total”, é de -0,12%, descendo 1,00 pontos percentuais em relação ao mês de Abril. 
A classe “Bebidas alcoólicas e tabaco” com 2,18%, é a que mais se realça no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa temos a classe “Transportes” com -1,99%.

A taxa mensal a nível nacional é de 0,41%.


Indicador de Actividade Económica (IAE) diminui

A partir dos Quadros  e dos Gráficos  do SREA, em que é possível acompanhar a evolução do IAE - Açores desde 2014, pode-se verificar que, em Abril de 2018, este indicador apresentou o valor de 1,6%, o que representa uma estabilização face ao mês anterior (1,6%) e uma ligeira diminuição em relação ao mês homólogo do ano anterior (1,8%).

Na análise dos resultados deverá ter-se presente que o IAE não se deve confundir com o PIB e não se pretende com ele medir a variação infra anual do PIB, mas sim retratar o “estado geral da economia”.

Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.

A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à actualização de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade, alerta o SREA.


Fonte: Diário dos Açores

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos