Economia

Construção civil alerta para quebra nas obras públicas

  • 9 de Junho de 2018
  • 50 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2018 às 22:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA) alertou para a redução do volume de concursos públicos verificada nos primeiros quatro meses do ano.

“Em termos médios, o volume de concursos, no ano passado, por quadrimestre rondou 31.4 milhões de euros enquanto, em 2018, o valor cifra-se em 18.1 milhões de euros”, revela a AICOPA em nota enviada à comunicação social.Nesse sentido, os empresários da construção civil mostram-se preocupados com a situação do setor.

“É uma realidade que extrapolar o valor do ano com base no primeiro quadrimestre, poderá não ser a forma mais correta de medir o volume de concursos para 2018, mas, de facto, não temos indicadores concretos de que a conjuntura do setor irá sofrer um grande reverso. Neste sentido, e fazendo uma simples operação matemática, esperamos um valor de 54.4 milhões de euros de volume de concursos públicos no total do ano”, acrescentam.

Por outro lado, fazendo uma retrospetiva, a AICOPA recorda que já no ano passado o volume de concursos públicos diminuiu.

“Note-se que, em valores acumulados a dezembro, os anos de 2014, 2015 e 2016 foram bastante fortes em termos de volume de concursos públicos. Já 2017, embora tenha registado um decréscimo de cerca de 47% face a 2016, tenderá a manter um volume de concursos públicos superior a 2018”, revela.

Assim, os empresários da construção civil frisam: “Embora a sociedade conheça a realidade da construção civil, e muito se fale sobre o tema, a AICOPA tem de continuar a expressar a sua preocupação. O ano de 2018 afigurava-se difícil ao nível do volume de obras públicas e, com o passar dos meses, vamos conseguindo confirmar esse cenário”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos