Economia

Alunos universitários respondem ao desafio do Governo dos Açores com 30 ideias de negócio

  • 11 de Junho de 2018
  • 27 Visualizações, Última Leitura a 14 Agosto 2018 às 15:57
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Uma aplicação que integra diversos serviços da Universidade dos Açores, um espaço ‘premium’ de campismo e um projeto na área do judo foram os três primeiros classificados da quarta edição do projeto ETH – Entrepreneurship Triple Hélix, uma iniciativa promovida pela Vice-Presidência do Governo, através da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, em parceria com o Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores.

O “Concurso de Ideias 2018” envolveu cerca de uma centena de alunos de diferentes cursos da Universidade dos Açores, que apresentaram 29 projetos de negócios, em áreas como as tecnologias de informação e comunicação, o turismo, a agroindústria, a biologia ou a área social.

A aplicação “AppUAç”, que consiste no desenvolvimento de uma plataforma online que permite integrar diversos serviços da Universidade dos Açores, foi a vencedora, um projeto que se destina a diferentes tipos de utilizadores, nomeadamente alunos, professores e pessoal não docente.

Em segundo lugar ficou o projeto “Pineappling”,  desenvolvido na área do turismo, que promove um espaço de campismo ‘premium’ na ilha de S. Miguel, no qual são oferecidas três tipos de acomodações com todas as ‘mordomias’ de um hotel de cinco estrelas.

O projeto de cariz social e educacional “Dar Oportunidade: Judo”, que visa levar às escolas a prática do judo e os seus ensinamentos, foi a terceira melhor ideia de negócio apresentada neste concurso.

Os vencedores recebem como prémio uma viagem a Lisboa, onde irão experienciar uma missão empreendedora, na qual, através de visitas guiadas à ‘StartUp Portugal’, à Fab Lab, da EDP, à incubadora de empresas IDEIAhub e à Lx Factory, poderão desenvolver a sua rede de contactos, partilhar experiências, abrir novos horizontes e contactar com diferentes realidades empreendedoras.

A iniciativa ETH visa o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras com vista à transformação de ideias em potenciais planos de negócio, pretendendo também articular o conhecimento científico com a sua aplicabilidade prática.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos