Economia

Certificação energética com falhas na avaliação

  • 25 de Fevereiro de 2010
  • 202 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2017 às 00:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

“Os peritos não seguem os mesmos critérios na avaliação e apartamentos iguais receberam classes energéticas diferentes” – este é o principal alerta da associação de defesa do consumidor – DECO.

Em Novembro último, a pedido da revista DECO PROTESTE, cinco proprietários de apartamentos de tipologia T2 e T3, em dois prédios da Grande Lisboa, solicitaram certificação energética. Os especialistas desta associação detectaram falhas graves no trabalho dos peritos.

“Os certificados nem sempre são emitidos correctamente”, denuncia a PROTESTE. Mais, refere, um não incluía as obrigatórias medidas de melhoria e algumas casas não foram visitadas por peritos qualificados.

Recordamos que, desde há um ano, todos os consumidores que pretendam vender ou arrendar casa são obrigados a pedir o certificado, para concretizar o negócio.

“O documento é uma mais-valia para o futuro proprietário: na hora de escolher, deve consultá-lo, para conhecer o comportamento energético do imóvel e compará-lo com o de outros”, recomenda a associação.
 
Certificado obrigatório

Trata-se, refere de “um instrumento fulcral para o consumidor por sugerir propostas concretas para melhorar a eficiência energética da casa”.

Dada a importância deste processo para conhecer os consumos das famílias e melhorar O conforto das habitações, a DECO comunicou os resultados desta investigação à ADENE, entidade supervisora: “a agência já reconheceu a necessidade de intervenção e garantiu que os certificados vão ser corrigidos”.

“A DECO reivindica ainda que o consumidor deveria poder incluir o custo do certificado na declaração de IRS e deduzi-lo à mais-valia da venda. Tal como a caderneta predial, o certificado deveria estar disponível para consulta, por exemplo, no portal das finanças”.

Todos os portugueses podem estimar a classe do imóvel, os consumos para água quente, aquecimento e arrefecimento no simulador criado em parceria com a ADENE. Podem ainda consultar as dicas para pedir certificação energética em 10 passos.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos