Economia

Bruxelas mantém em 0,7 % a previsão de crescimento da economia europeia este ano

  • 25 de Fevereiro de 2010
  • 217 Visualizações, Última Leitura a 23 Setembro 2017 às 12:57
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Comissão Europeia manteve hoje em 0,7 por cento a previsão de crescimento económico europeu para 2010, considerando que a União Europeia (UE) está "gradualmente a recuperar, apesar de ainda enfrentar dificuldades".

As previsões intercalares, com estimativas para as sete maiores economias dos 27, hoje divulgadas por Bruxelas, apontam para um crescimento do PIB da União Europeia e da Zona Euro de 0,7 por cento em 2010, a mesma percentagem das previsões feitas em Novembro passado.

"A recuperação da economia da UE está a materializar-se mas ainda é frágil", declarou o comissário europeu para a Economia e Assuntos Monetários, Olli Rehn.

Esta actualização "intercalar" das Previsões de Outono baseia-se na evolução verificada em sete Estados-membros, os mais importantes em termos económicos.

Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Polónia representam cerca de 80 por cento do PIB nominal da UE e 85 por cento do da Zona Euro.

"O PIB real começou a crescer novamente no terceiro trimestre de 2009, pondo fim à mais prolongada e profunda recessão da história da UE", considera a Comissão Europeia em comunicado de imprensa.

O Executivo comunitário salienta que as medidas anti-crise adoptadas desde finais de 2008 "tiveram um papel fulcral" na recuperação económica.

As projecções para a inflação também se mantêm inalteradas em 1,4 e 1,1 por cento para a UE e para a Zona Euro, respectivamente.

Em relação às Previsões de Outono (Novembro), a Alemanha mantém as mesmas perspectivas (1,2 por cento), o mesmo acontecendo com a França (1,2) e Itália (0,7).

Por seu lado, as perspectivas em Espanha são um pouco menos sombrias mas continuam negativas, passando de um decréscimo de 0,8 por cento do PIB previsto em Novembro para 0,6 agora.

As estimativas para a Holanda aumentam de 0,3 por cento para 0,9 e também para a Polónia, de 1,8 para 2,6.

O Reino Unido é o único dos grandes Estados-membros da UE a piorar as suas previsões para 2010, de um crescimento de 0,9 por cento do PIB para 0,6.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos