Economia

Governo dos Açores quer potenciar a força da diáspora e atrair investidores para a Região

  • 23 de Maio de 2018
  • 74 Visualizações, Última Leitura a 25 Maio 2019 às 01:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reiterou hoje, em Lisboa, que o Governo dos Açores pretende “potenciar a força da diáspora” no mundo, sublinhando a importância da realização de um encontro de investidores no arquipélago.

Rui Bettencourt, que falava numa conferência de imprensa na Casa dos Açores em Lisboa, que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, para apresentação do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que terá lugar na Praia da Vitória, de 5 a 8 de julho, salientou a dimensão da diáspora açoriana no mundo e a importância do investimento de empresários, quer nos Açores, quer no exterior.

“Os Açores têm uma diáspora impressionante no mundo”, afirmou o governante, destacando a existência de mais de um milhão de Açorianos no mundo e de uma diáspora “muito relevante”, com quatro vezes mais Açorianos espalhados pelo mundo do que aqueles que residem no arquipélago, em particular nos EUA, Canadá, Bermuda e Brasil.

Para o titular da pasta das Relações Externas, “é interessantíssimo poder sublinhar esta dimensão de diáspora no mundo” porque nesta diáspora “há uma percentagem muito importante de investidores e de empresários que têm dinamismo e que têm ideias”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional destacou quatro áreas de investimento como fundamentais para os Açores, nomeadamente o turismo, o mar, a indústria agroalimentar e a ciência e tecnologia.

“A ideia é que nestas áreas particulares, e noutras também, possamos evidenciar as potencialidades dos Açores, de modo a que, no todo nacional e no todo da diáspora portuguesa, possa haver um encontro entre aquilo que os investidores da diáspora desejam e aquilo que nós temos para oferecer”, frisou Rui Bettencourt.

Na ocasião, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas e o Secretário de Estado das Comunidades assinaram um acordo para estruturar a cooperação tendo em vista a realização do encontro de investidores da diáspora.

Este I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que surge na sequência da realização dos Encontros de Investidores da Diáspora promovidos pelo Governo da República, é organizado pelo Governo dos Açores, em parceria com a SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e com o Município da Praia da Vitória, e pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, através do GAID - Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Trata-se da primeira vez que se realiza numa Região Autónoma este tipo de iniciativa de estímulo ao investimento da diáspora, proporcionando informação sobre mecanismos e programas de apoio, regimes de incentivos e financiamentos, além de se constituir também como um plataforma privilegiada para o diálogo e a partilha de experiências e boas práticas com redes de contacto e interlocutores importantes para os seus negócios.


Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos