Economia

Água fornecida nas ilhas dos Açores é a mais segura do país

  • 16 de Maio de 2018
  • 56 Visualizações, Última Leitura a 18 Outubro 2018 às 15:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Apenas 1% da água fornecida no ano passado, nos Açores, não foi considerada segura, ou seja, 99% da água para consumo humano tinha qualidade.

O número apurado pela ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores é o melhor desde 2010, ano em que foi criada a entidade reguladora, e o melhor do país.

O que levou, ontem a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo a afirmar, no seminário técnico da ERSARA sobre ‘Águas e Resíduos dos Açores – Sustentabilidade dos Sistemas’, que “a qualidade da água nos Açores nunca foi tão boa”.

“Este é o valor mais alto registado nos Açores desde 2010, ano em que foi criada a ERSARA”, afirmou Marta Guerreiro, salientando que “este é também o valor mais alto registado em todo o país, colocando a qualidade da água nos Açores numa clara melhoria face ao panorama existente até 2013”.

Na sua intervenção, refere uma nota de imprensa do executivo regional, a governante salientou o papel da entidade reguladora nos resultados obtidos, acrescentando que “estes dados demonstram o empenho na implementação e no consecutivo sucesso das políticas e no cumprimento das metas, nomeadamente da diretiva comunitária que estabelece o objetivo de fornecimento de 99% de água segura em termos de valores paramétricos como sinónimo de excelência da qualidade da água”.

Marta Guerreiro reforçou a necessidade de se manter este “bom caminho”, fruto de um “esforço constante para a melhoria da qualidade da água”, importando “focalizar a ação também na avaliação da qualidade dos serviços prestados por todas as entidades que operam no setor do abastecimento de água nos Açores”, cita a mesma nota de imprensa.

Selos de Qualidade da Água para nove municípiosNa terça-feira, foram entregues os ‘Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano’, relativos ao ano de 2017. a nove entidades.

Entre os distinguidos estão os serviços municipalizados de Angra do Heroísmo, de Ponta Delgada e do Nordeste e as câmara municipais do Corvo, Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores, Horta, Povoação e Lagoa.

“Este é já o terceiro ano em que a ERSARA (...) atribui este galardão, que visa premiar as entidades gestoras, que se distingam pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água, e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira por parte dos consumidores”, frisou Marta Guerreiro.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos