Economia

Primeiro trimestre fecha com 268 mil dormidas nos hotéis

  • 15 de Maio de 2018
  • 50 Visualizações, Última Leitura a 16 Novembro 2018 às 17:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os estabelecimentos hoteleiros dos Açores registaram 268 mil dormidas de turistas entre janeiro e março deste ano, um aumento de 9,6% face ao mesmo período de 2017.

Os dados foram ontem revelados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

E comparando os números do primeiro trimestre do ano passado com os deste ano, verifica-se que o turismo continua com um crescimento robusto pelo terceiro ano consecutivo após a liberalização das ligações aéreas aos Açores, apesar de um ligeiro abrandamento este ano (+9,6% de 2018 face a +10,5% de 2017).

Especificamente no mês de março, registaram-se 120,1 mil dormidas na hotelaria açoriana, o que representou uma subida de 8,6% face a março de 2017.

Para o crescimento das dormidas no primeiro trimestre deste ano contribuíram mais os turistas nacionais (+10,6% face ao primeiro trimestre de 2017) do que os turistas estrangeiros (+8,4%).

A taxa líquida de ocupação por quarto também subiu este ano - apesar da cada vez maior oferta hoteleira - passando dos 35,5% do primeiro trimestre de 2017 para os 37,3% registados durante o primeiro trimestre deste ano.

Quanto aos proveitos totais da hotelaria açoriana, estes foram de 11 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, quase um milhão e meio de euros a mais do que os proveitos acumulados durante o primeiro trimestre do ano passado, num crescimento de 14%.

Mantém-se também desta forma a tendência de valorização da estadia nos Açores, uma vez que os proveitos continuam a crescer a um nível superior ao das dormidas.

Por ilhas, somente Santa Maria (-8,9%) e Graciosa (-17,4%) registaram diminuições no número de dormidas no primeiro trimestre deste ano, por comparação com o mesmo período do ano passado.

Pelo contrário, as duas ilhas mais populosas e com maior atividade económica dos Açores registaram crescimentos de dormidas no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, com São Miguel a registar uma subida de 8,5% nas dormidas e a Terceira a crescer 16,9%.

Nos mercados emissores estrangeiros (ver caixa), destaca-se a subida de 52,9% nas dormidas dos britânicos, mas tal deveu-se sobretudo ao retomar da ligação a Londres pela Ryanair durante o inverno.

 

Americanos quase a destronar os alemães

Os turistas norte-americanos estão muito próximos de destronar os alemães como os estrangeiros que mais dormidas registam nos Açores.

Segundo o SREA, entre janeiro e março deste ano, enquanto as dormidas de turistas alemães caíram 21,3% face ao mesmo período de 2017, pelo contrário, as dormidas de norte-americanos subiram no mesmo período 28,3% face a 2017.

Resta saber como estes dois mercados se irão comportar na época alta mas para já, os norte-americanos estão a menos de 4 mil dormidas de destronar os alemães.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos