Economia

32 equipas lutam pela ideia mais empreendedora

  • 9 de Maio de 2018
  • 183 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2019 às 16:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Durante o concurso regional IdeiAçores as 32 equipas, provenientes de seis ilhas, vão desenvolver e apresentar as suas ideias empreendedoras
Realizou-se ontem a abertura oficial do 8º Concurso Regional IdeiAçores 2018, que junta 96 pessoas, distribuídas por 32 equipas de seis ilhas do arquipélago.

Durante o concurso regional IdeiAçores, que é o culminar do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, as diversas equipas vão desenvolver e apresentar as suas ideias empreendedoras, num evento onde irão realizar diversas atividades.

A acompanhar a equipa da Escola Básica Integrada Tomás de Borba, a professora Maria Leonor Bettencourt realçou a importância para os jovens deste tipo de programa.“O empreendedorismo é um modo de estar na vida, porque hoje em dia os alunos não têm um emprego garantido, por isso terão de saber ‘virar-se’. Como tal ser empreendedor é um modo de estar e de fazer acontecer”, destacou.

Ainda que sem revelar qual o projeto que vai ser apresentado - de forma a guardar a ideia para a apresentação - a professora destacou que este ano surgiram vários projetos através programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” na sua escola e que este foi escolhido como sendo o melhor.

Também Regina Soares, professora na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, realçou a importância de se mostrar a criatividade e o empenho dos alunos num projeto.

Refira-se que este programa se destina a todos os alunos do Ensino Básico, incluindo os do 1º ciclo, ensino Secundário e Profissional, tendo como objetivos incutir nos alunos o espírito empreendedor, desenvolver a iniciativa, a cooperação e a competitividade, através de uma metodologia ‘learning by doing’ e da gestão de miniprojetos.

Os vencedores do Concurso IdeiAçores serão conhecidos no sábado, numa cerimónia no Teatro Micaelense.

 

“Empreender é agarrar é futuro”

O Presidente do Governo Regional dos Açores aproveitou a sessão de abertura do 8º Concurso Regional IdeiAçores para apelar aos alunos para verem o empreendedorismo como a chave do seu futuro.

“A palavra empreendedorismo vem da palavra latina que tem como significado em português agarrar e essa é a ideia-chave. Agarrar não apenas uma oportunidade de negócio ou uma ideia de criar um emprego, mas agarrar sobretudo o futuro e o nosso destino individual e coletivo. Esta é a ideia que eu considero que está na base deste projeto”, afirmou dirigindo-se aos alunos presentes na sala.

“É fundamental que esta seja uma oportunidade para que cada um de vós ganhe as ferramentas para a construção do vosso futuro, não apenas ao nível do percurso profissional, mas também no que tem a ver com o percurso pessoal e cívico”, salientou.

Na ocasião, Vasco Cordeiro realçou ainda que o Programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” envolveu neste ano letivo cerca de 3 mil alunos, um valor que chega aos 20 mil quando se reúnem todas as edições.

“Este projeto já tocou cerca de 20 mil alunos na nossa Região nos últimos anos e esse é um dado particularmente significativo quanto à capacidade e à atratividade deste projeto, assim como à forma como pode cativar aqueles a quem é destinado”, realçou.

O governante destacou, por outro lado, o contributo dos professores envolvidos nestes projetos ao longo dos anos, considerando que “constituem uma peça fundamental na motivação dos alunos”.


Casos de sucesso em edições anteriores

Desde que foi criado o IdeiAçores vários estudantes já começaram a concretizar a sua ideia de negócio, como foi o caso de Alfazeta, que criou as vodkas aromatizadas, que apoiado pelo Shark Tank está a construir a sua empresa.

Já em Santa Maria dois alunos criaram uma aplicação, que foi lançada no Festival Maré de Agosto.

Outro caso de sucesso é a Queijaria Furnense, criada por uma aluna do 10º ano da Escola Profissional da Vila Franca, que com o apoio dos pais que tinham uma lavoura arriscou em várias inovações.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos