Economia

Açores com sete pré-finalistas nas ‘7 Maravilhas à Mesa’

  • 9 de Abril de 2018
  • 48 Visualizações, Última Leitura a 23 Julho 2018 às 15:39
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As 49 pré-finalistas das candidatas ao concurso das “7 Maravilhas à Mesa” foram apresentadas em Lisboa, numa lista liderada pela região Centro do país.

A região Centro do país, com 11, é a que tem mais pré-finalistas, seguida do Norte (nove pré-finalistas), do Algarve (oito), do Alentejo e dos Açores (sete cada), de Lisboa (quatro) e da Madeira (três).

No caso dos Açores são pré-finalistas deste concurso: À Mesa com Ponta Delgada - O Segredo da Atlântida, Ponta Delgada; Mesa Capital do Turismo Rural, São Roque do Pico; Mesa da Quinta do Martelo, Angra do Heroísmo; Mesa do Restaurante Os Amigos - São Jorge, Calheta; Mesa Lajes das Flores, Lajes das Flores; Mesa Lajes do Pico - Capital da Cultura da Baleia, Lajes do Pico; e Mesa Madalena do Pico, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho, Madalena.

O concurso recebeu 182 candidaturas do continente e ilhas, com o melhor da gastronomia, vinhos, azeites e roteiros turísticos de cada região, tendo selecionado 49, representando um total de 343 patrimónios.

De acordo com uma nota da organização, “as candidaturas incluem diferentes patrimónios onde não faltam os ex-líbris de cada região, que vão dos petiscos tradicionais aos vinhos, azeites e pratos de peixe, marisco, carne e caça, mas também roteiros turísticos que incluem patrimónios históricos, culturais e naturais, museus, adegas, queijarias, eventos e experiências únicas”.

“A verdade é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do país, o que, na verdade, constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional”, afirma Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Os portugueses podem votar nas vencedoras ao longo das galas especiais que decorrerão entre 22 de julho e 16 de setembro, transmitidas em direto pela RTP, com apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.

Em cada uma das sete galas com emissão televisiva serão eleitas duas mesas finalistas, num total de 14. Na sétima edição das “7 Maravilhas à Mesa” vai ser entregue um selo de garantia às mesas homenageadas, promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.


Fonte: Lusa / Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos