Economia

Número de cruzeiros na Região em abril mais que duplica

  • 30 de Março de 2018
  • 73 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 00:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Em abril estão previstas 48 escalas de navios de cruzeiros na Região, sendo que em vários dias haverá mais do que um navio em Ponta Delgada.

No mês de abril, os portos dos Açores vão receber 48 escalas de navios de cruzeiro e cerca de 100 mil visitantes, valor que corresponde a mais do dobro do valor homólogo registado em 2017, anunciou a Portos dos Açores.

“As 48 escalas de navios de cruzeiro e os cerca de 100 mil visitantes previstos para o mês que se aproxima, anteveem dias de grande movimento nas nossas ilhas”, revela a Portos dos Açores, em nota de imprensa, acrescentando que se estima que cerca de 70 mil passageiros e 30 mil tripulantes visitem os Açores, o que corresponde a um aumento de 133% em relação à marca obtida em 2017.

Assim, São Miguel com 53 mil passageiros, Terceira com nove mil e Faial com oito mil serão as ilhas mais movimentadas, num mês em que se prevê que ocorra a maioria das escalas inaugurais protagonizadas por navios como o Koningsdam, Riviera, MSC Preziosa, Norwegian Breakaway, Marella Discovery 2 ou Norwegian Bliss.

A Portos dos Açores destaca ainda que, ao longo do mês, se vão registar vários dias com escalas simultâneas, situação que se verifica já no domingo e terça-feira, dias 1 e 3 de abril.

“Os dias 23 e 24 de abril merecem particular destaque no porto de Ponta Delgada. Também naquela cidade, os dias 5, 13, 16, 17, 25, 26, 28 e 29 deverão registar interessantes dinâmicas”, descreve a empresa pública.

Já na ilha Terceira, prevê-se que o dia 4 de abril “gere uma ambiência diferente” com a estreia do Koningsdam na Praia da Vitória, em simultâneo com a visita a Angra do Midnatsol.

A Porto dos Açores realça ainda que estes números vêm consolidar o papel que os Açores têm vindo a conquistar no contexto atlântico, o que será assinalado com a integração, juntamente com os maiores portos, na associação ‘MedCruise’.

“No global, 2018 afigura-se como mais um ano relevante em virtude das previsões indiciarem que devemos receber 180 mil passageiros e 150 escalas. Se a estes números se juntar os perto de 80 mil tripulantes previstos, serão cerca de 260 mil visitantes, situação a ter em conta para os agentes económicos que dinamizam atividades relacionadas com aquele nicho de mercado”, realça.

Assim, no total do ano, São Miguel deverá receber 80 escalas, Faial 29 e Terceira 27, sendo os portos mais movimentados.

Dos 180 mil passageiros estimados, 124 mil deverão visitar São Miguel, 30 mil a Terceira e 23 mil o Faial. Além do já referido abril, os meses de maio, setembro e dezembro deverão gerar acrescido dinamismo nos nossos portos.

Recorde-se que em 2017 o arquipélago dos Açores registou um máximo de escalas de navios de cruzeiro.

Foram 152 visitas, número que superou a anterior referência atingida em 2015, então com 138 escalas.

Associado a este número recorde de escalas, estiveram 135 mil passageiros, segundo melhor número de sempre no arquipélago, logo atrás dos 141 mil que nos visitaram em 2015.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos