Economia

Mais de 100 alojamentos com galardão Miosótis

  • 28 de Março de 2018
  • 154 Visualizações, Última Leitura a 18 Junho 2019 às 22:52
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Galardão distingue empreendimentos turísticos regionais pelos seus bons comportamentos ambientais.

O galardão ‘Miosótis’, existente desde 2012, distingue 103 empreendimentos na Região, tendo este ano registado 18 novas adesões, anunciou ontem a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Marta Guerreiro, que falava na cerimónia de entrega esta distinção aos alojamentos ‘Fontes View Point’ e ‘Casa Lagar de Pedra’, salientou que “este é um galardão existente nas nove ilhas do arquipélago, contando já com 103 empreendimentos aderentes”.

Só este ano aderiram ao galardão ‘Miosótis’ 18 novos alojamentos turísticos, registando-se também 37 renovações, o que, para a governante, evidencia que as práticas sustentáveis são cada vez mais importantes para os empreendedores do setor.

“É com grande satisfação que todos os anos entregamos novas distinções, para além das renovações dos já existentes, sendo esta, sem dúvida, uma prova de que os agentes do setor do turismo estão sensibilizados para as questões da sustentabilidade, refletindo um trabalho em conjunto entre o Executivo açoriano e as entidades privadas”, disse Marta Guerreiro, citada em nota do executivo regional.

A titular da pasta do Turismo salientou, no entanto, a importância de “fazer crescer o número, já alargado, de alojamentos galardoados como exemplos de boas práticas, com preocupações em áreas como a gestão de resíduos, o uso da água e da energia, a aposta na biodiversidade e na valorização local ou ainda preocupações ao nível da informação e gestão ambiental”.

Marta Guerreiro destacou que, nos últimos anos, os Açores têm vindo a “ganhar relevância” no que se refere ao turismo sustentável, o que se traduz em “reflexos positivos no aumento do número de visitantes”, mas também obriga a uma “redobrada necessidade de manutenção e atualização dos padrões considerados sustentáveis no setor do turismo”.

“Este é um caminho que temos vindo a seguir, numa estratégia de desenvolvimento que cria uma visão comum e posiciona os Açores como um destino turístico de referência a nível internacional nesta matéria”, salientou a secretária regional, lembrando o início do processo de certificação do Destino dos Açores como sustentável, a alcançar em 2019.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos