Economia

Programa para interligar investigação e empresas

  • 26 de Março de 2018
  • 108 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 16:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Direção Regional da Ciência e Tecnologia vai implementar um novo programa - Iniciativa Transfer+ - que envolve um investimento de 8,3 milhões de euros visando uma maior interligação entre a produção científica e a inovação dos centros de investigação com as empresas e economia.

Previsto no eixo 1 do PO Açores 2020, o novo programa do Governo Regional foi anunciado ontem, em Ponta Delgada, pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, à margem da primeira reunião do Conselho Regional da Inovação.Como referiu, a Iniciativa Transfer+ “engloba iniciativas das empresas em termos de investigação e inovação”, exemplificando com apoios para patentes ou vales de investigação e desenvolvimento (I&D).

Em causa estão “necessidades das empresas que tenham de recorrer a um centro de investigação para resolver um determinado problema ou para melhorar um determinado produto”.

No âmbito do Transfer+, prevê-se também que as empresas “possam recorrer a pós-doutorados e doutorados, com formação em determinadas áreas, para incluírem a inovação nas suas práticas”.

Na sessão de abertura do evento, Gui Menezes - citado numa nota do GACS - enfatizou que a inovação passa pela capacidade de “pôr no mercado aquilo que é testado nos laboratórios”, assegurando que “este é o caminho que vamos continuar a traçar para que os Açores se ‘sentem na fila da frente’ no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos