Economia

SATA e TAP comprometem-se a realizar transporte de correio

  • 7 de Março de 2018
  • 177 Visualizações, Última Leitura a 15 Setembro 2019 às 22:06
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Autoridade Nacional de Comunicações - ANACOM anunciou que as companhias aéreas SATA e TAP se comprometeram com os CTT a dar resposta ao transporte aéreo de correio de e para os Açores.

De acordo com o presidente da ANACOM, este entendimento surgiu numa reunião promovida pela Autoridade Nacional de Comunicações, que juntou representantes das duas companhias aéreas, o presidente da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, o diretor regional dos Transportes dos Açores e os CTT.

“Quer a SATA quer a TAP assumiram o compromisso e a inteira disponibilidade para assegurar uma resposta eficaz e completa às necessidades de transporte aéreo no fluxo entre o continente e a Região Autónoma dos Açores”, afirmou João Cadete de Matos, explicando que as questões comerciais serão agora negociadas entre as partes.

Ao Açoriano Oriental, o presidente da ANACOM revelou que esta reunião visou pôr fim às dificuldades que têm afetado o transporte de correio no âmbito do serviço postal universal de e para a Região Autónoma dos Açores, que estava em risco de ser interrompido, com graves consequências para os consumidores e para a economia da Região.

“Os CTT vinham-nos dando nota, em várias reuniões, ao longo dos meses de que estariam a ter dificuldades com o transporte aéreo do correio relativo ao serviço postal universal entre o continente e a Região Autónoma dos Açores, o que se traduzia em falta de capacidade de carga por parte dos dois operadores de transporte aéreo. Por essa razão, os CTT evocavam que seria difícil cumprir os critérios de qualidade de serviço e assegurar que o transporte de correio para os Açores poderia ser feito, cumprindo as obrigações de serviço postal universal e os prazos de entrega que a ANACOM agora pretende definir”, explicou. Sobre a reunião, que decorreu na semana passada,

João Cadete de Matos revelou que as diversas entidades reconheceram que uma adequada capacidade de transporte aéreo de e para a Região Autónoma dos Açores é essencial para a qualidade do serviço postal que é oferecida aos utilizadores e para a qualidade do serviço postal universal que os CTT, enquanto entidade concessionária da prestação daquele serviço, estão obrigados a assegurar ao abrigo do contrato de concessão do serviço postal universal.

“Este entendimento entre as transportadoras aéreas e os CTT é primordial para assegurar este serviço público, muito importante para a coesão do território nacional”, frisa ao regulador.

 

Novos indicadores de qualidade em consulta pública

A proposta de novos indicadores de qualidade de serviço para empresa CTT - Correios de Portugal, enquanto prestador do serviço postal universal, está em consulta pública até 15 de março.

“Dentro das nossas responsabilidades foi estabelecido um novo quadro indicadores para garantir maior qualidade no serviço postal, o que diz respeito a todo o território nacional”, revelou o presidente da ANACOM, realçando a importância de todos os interessados - consumidores, autarquias, entidades públicas e privadas - enviarem os seus comentários à ANACOM para que exista uma base de sustentação do que é o interesse de todos.

Refira-se que o novo quadro de indicadores de qualidade de serviço prevê para os Açores que 90% do tráfego de correio azul, de jornais e publicações periódicas e de correio registado seja entregue no prazo máximo de 2 dias, valor que tem de atingir os 99,9% num prazo de 4 dias.

João Cadete de Matos revelou ainda que a ANACOM tem recebido reclamações de vários consumidores dos serviços postais dos Açores, o que motivou o estabelecimento deste novo quadro de indicadores.

“O correio é muito importante, mesmo numa economia digital, porque cada vez haverá maior recurso ao transporte de encomendas, associado ao comércio eletrónico, além de que todas as obrigações de correio têm de ser cumpridas em prazos de qualidade”, frisou.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos