Economia

Encaminhamento gratuito utilizado por 26% dos turistas

  • 2 de Março de 2018
  • 173 Visualizações, Última Leitura a 9 Dezembro 2018 às 22:31
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Inquérito revela que a proporção de visitantes que utilizou o encaminhamento gratuito aumentou no ano passado.

O “Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores” de 2017 revela que um quarto dos visitantes utilizou o encaminhamento gratuito para outras ilhas do arquipélago.

Neste inquérito, realizado pelo Observatório do Turismo dos Açores, é revelado que 25,9 por cento dos turistas que visitaram os Açores em 2017 utilizou o encaminhamento gratuito para outras ilhas.

Dos 74,1% dos turistas que não beneficiou do reencaminhamento gratuito, 80 por cento revelou ter sido por desconhecimento, 8,6% por razões burocráticas e 1,6% por falta de lugares.

Refira-se, no entanto, que em relação ao inquérito realizado em 2016, a proporção de visitantes que utilizou o encaminhamento para outras ilhas aumentou 9,4 pontos percentuais, sendo que nesse ano apenas 16,5% dos inquiridos afirmou ter usado os encaminhamentos.

O “Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores” tem por objetivo a identificação da opinião dos turistas que visitam os Açores e medir o seu grau de satisfação relativamente ao destino, tendo para o efeito sido inquiridos turistas nacionais e estrangeiros.

Este documento revela ainda que a maior parte dos turistas (61,4%) vem para os Açores sem um pacote turístico pago, sendo que em média estes turistas gastam 419 euros em viagem, 373,1 euros em alojamento e 206,9 em restauração.

No aluguer de automóvel é despendido 182,9 euros, enquanto são gastos em bares 53,5 euros e em animação 67,4 euros.

Por sua vez, os 38,6% turistas que optam por pacote turístico gastam em média 506,92 euros.Já na avaliação económica do destino Açores 56,3% dos visitantes considera que apresenta um preço justo, enquanto 14% considera caro ou muito caro e 29,7% barato ou muito barato.

No final da viagem na avaliação da experiência face à expectativa inicial, 39,9% dos inquiridos afirmou que foi ‘Melhor’ que o esperado e 34,1% ‘Muito Melhor’.

Viveu a experiência que desejava 24% dos inquiridos e enquanto para 2% foi pior.

Mesmo assim os visitantes deixaram sugestões de aspetos a melhorar na Região, sendo o primeiro a maior preservação ambiental, seguindo-se os horários dos transportes públicos e a divulgação de eventos socioculturais.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos