Economia

Estudo revela que Destino Açores tem boa reputação

  • 2 de Março de 2018
  • 198 Visualizações, Última Leitura a 19 Abril 2019 às 06:32
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Setores da restauração e do património cultural e natural tiveram menor desempenho no ano passado.

O destino Açores apresenta atualmente uma reputação saudável, resultado da continuação da melhoria da sua performance em 2017, mas os setores da restauração e do património cultural e natural registaram um menor desempenho no ano passado.

A constatação está patente no programa “Açores – Certificado pela Natureza – Performance e Reputação Online 2017” - um estudo sobre o arquipélago enquanto destino turístico que dá a conhecer quem visita as ilhas e como é que as menciona nas plataformas digitais.

Elaborado pela empresa açoriana GMT Hospitality, em parceria com a Reviewpro, o estudo conclui que se dá um crescimento global da reputação do destino Açores, evidenciando – a partir de uma análise semântica – a concentração em dois adjetivos: “beautiful” (bonito) e “interesting” (interessante).

Se bonito está associado à observação, caminhada e mergulho, interessante fica conotado com a aprendizagem e o conhecimento adquirido pelos turistas no arquipélago.

O aumento da satisfação do turista e da reputação do destino encontra eco na animação turística, setor com melhor performance e a retomar tendência de crescimento.

O estudo diz que nesta área a animação turística terrestre apresenta o melhor desempenho e que as empresas com mais alta reputação – operadores marítimo-turístico e que promovem a observação de cetáceos – são mais pequenas e operam no Faial e em São Miguel.

As principais causas de comentários negativos foram a inconformidade dos meios promocionais para com o serviço e a atitude do pessoal na resolução de conflitos.

Afina por igual diapasão o alojamento. Foram monitorizados 98 alojamentos turísticos nas novas ilhas e registou-se um aumento da performance do setor face a 2016, assim como a subida do número de avaliações produzidas pelos visitantes da Região.

Destacam-se positivamente os alojamentos de turismo rural e de turismo de habitação, sendo que o Pico lidera a satisfação, seguido de São Miguel e Faial.

De referir que Ponta Delgada surge com um nicho de hostels com elevada performance.“Açores – Certificado pela Natureza – Performance e Reputação Online 2017” aponta como setores menos favorecidos a restauração, património cultural e património natural.

Na restauração, com um decréscimo pelo segundo ano consecutivo, a procura pede uma evolução dos estabelecimentos e um serviço de valor acrescentado.

Aqui, o primeiro motivo de insatisfação está associado ao ambiente e conforto dos estabelecimentos, sublinhando-se também que as referências negativas por falta de opções vegetarianas, vegan ou sem glúten nos menus caíram significativamente.

Relativamente ao património cultural, a descida é motivada pelo aumento de experiências de valor neutro. Esta vertente é vista pela procura como oferta suplementar, identificando o estudo insuficiências na mediação dos conteúdos em exposição nos equipamentos culturais monitorizados.

Quanto ao património natural, o estudo faz notar que houve uma ligeira descida de performance pressionada pela concentração da procura de recursos termais. Na prática, a concentração da procura em dois dos recursos termais de São Miguel levou à subida de avaliações negativas.

Evidencia que o preço dos acessos a recursos termais ainda é motivo de sentimento negativo - embora menos em relação a 2016 - no mercado nacional.

E recomenda uma estratégia de articulação para uma melhor distribuição da procura sem sobrecarga dos recursos nem prejuízo da qualidade da experiência.

“Açores – Certificado pela Natureza – Performance e Reputação Online 2017” informa que os turistas residentes nos EUA e Reino Unido são os principais influenciadores da reputação online do destino Açores, liderando em visualizações, no volume de conteúdos publicados e na propensão a partilhar a sua experiência online.

De uma forma geral, os turistas que visitam os Açores são amigos do ambiente, adotando uma postura liberal e contemplativa.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos