Economia

Vasco Cordeiro destaca adesão crescente das empresas às componentes da inovação e exportação

  • 23 de Fevereiro de 2018
  • 138 Visualizações, Última Leitura a 12 Dezembro 2018 às 21:52
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Presidente do Governo destacou hoje a adesão crescente das empresas açorianas a projetos de investimento ligados à inovação, uma componente que Vasco Cordeiro considerou fundamental para reforçar as exportações e tornar a economia regional cada vez mais competitiva.

“Verifica-se, um pouco por toda a Região, uma atenção crescente à inovação e uma resposta, também crescente, dos empresários aos instrumentos e às políticas que o Governo dos Açores tem implementado para esta aposta na inovação e para o apoio ao investimento privado”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter visitado projetos de investimento do Grupo Marques ligados à inovação e à exportação, nomeadamente a execução de painéis com resíduos de madeira, a extração e caraterização de óleos essenciais de espécies da flora açoriana e a produção de fibra de basalto.

“Ainda recentemente foram conhecidos resultados ao nível da exportação açoriana para países terceiros, em que há um crescimento superior a oito por cento, e, simultaneamente, uma redução na ordem dos nove por cento das importações, o que se reflete numa melhoria significativa da nossa balança comercial internacional”, destacou Vasco Cordeiro, acompanhado pelo Vice-Presidente, Sérgio Ávila.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo apontou, assim, o exemplo da adesão que se tem registado por parte dos empresários açorianos às medidas de apoio ao investimento privado, caso do sistema de incentivos Competir+.

“Se compararmos os três primeiros anos de funcionamento do Competir+ com os três primeiros anos do anterior sistema de incentivos, vemos que, atualmente, há uma diferença para mais de cerca de uma centena de projetos de investimento. Já nos aproximamos das 1.000 candidaturas apoiadas pelo Competir+”, salientou Vasco Cordeiro.

Comparando o mesmo período, verifica-se ainda um montante de investimento candidatado superior em cerca de 30 milhões de euros, um crescimento que “dá bem nota da adesão das empresas e do mérito e do acerto das medidas que são colocadas à disposição da economia privada”, frisou o Presidente do Governo.

“Esta é uma das empresas, como vai acontecendo por toda a Região, que, nos mais diversos setores de atividade, estão a dirigir uma atenção crescente a essa componente da inovação, que é fundamental para este trajeto de uma economia, cada vez mais, competitiva e mais dirigida para a exportação”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Fonte: GACS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos