Economia

Criadas 45 novas empresas marítimo-turísticas em dois anos

  • 19 de Fevereiro de 2018
  • 124 Visualizações, Última Leitura a 23 Julho 2018 às 15:46
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Durante apenas dois anos, entre 2014 e 2016, foram criadas 45 novas empresas marítimo-turísticas nos Açores, tendo o seu número passado de 104 em 2014 para 149 no final de 2016, com um crescimento superior a 43 por cento.

Só ao nível do Whale Watching (observação de cetáceos), estavam já licenciadas 25 empresas nos Açores em 2016, que movimentaram mais de 83 mil clientes.

Números que foram abordados pelo diretor regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, durante a apresentação em Ponta Delgada, da oitava edição do LEME, um Barómetro da PricewaterhouseCoopers (PwC) sobre o Mar em Portugal.

Este fenómeno deve-se ao grande crescimento do turismo nos Açores desde 2015, com a liberalização das ligações aéreas ao continente, mas também ao caso particular da Terceira, onde os benefícios associados ao Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), levaram à criação de muitas empresas marítimo-turísticas.

A atual legislação que enquadra a atividade marítimo-turística é de 2010, tendo sido ao longo dos anos complementada com a publicação de portarias por parte do Governo e estando neste momento em processo de revisão.

Face a este aumento e em declarações ao Açoriano Oriental, o diretor regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, considera que “para já, não está em causa a qualidade da oferta turística” com o maior número de operadores no mar dos Açores, nomeadamente no Whale Watching, “porque a própria legislação e o código de conduta, que é bastante evoluído, garantem, até por ação de auto-fiscalização dos próprios operadores entre eles, uma atividade ambientalmente sustentável, com uma experiência interessante para os turistas e com um impacto mínimo sobre os animais”.

 

Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos