Economia

Governo promove formação em programação

  • 11 de Fevereiro de 2018
  • 18 Visualizações, Última Leitura a 23 Fevereiro 2018 às 04:40
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Duas dezenas de jovens açorianos terminam uma formação intensiva em programação, na Praia da Vitória, onde, este ano, abrem 100 novas vagas com o objetivo de incentivar empresas a fixarem-se na ilha Terceira.

“Criámos um conjunto de condições estruturais, ao nível dos apoios à fixação das empresas, e condições logísticas no futuro, quer seja na instalação de empresas na antiga escola americana, quer seja na disponibilização de casas para os programadores seniores e para os quadros dessas empresas que vêm de fora, mas isso não bastava”, adiantou o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila.

O objetivo do projeto “Terceira Tech Island”, que integra o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), é “atrair e criar condições para o desenvolvimento de empresas de programação nos Açores, particularmente na ilha Terceira, como alternativa a minimizar ou anular os efeitos da redução na base das Lajes”.

Nesse sentido, o executivo açoriano pretende aproveitar infraestruturas nas imediações da base das Lajes, abandonadas pela Força Aérea norte-americana, aquando da redução do seu efetivo militar, para instalar na ilha empresas de programação.

Segundo Sérgio Ávila, a programação é o setor de atividade económica com maior crescimento a nível nacional e internacional e há necessidade de 50 mil pessoas qualificadas, em Portugal, por isso o executivo açoriano decidiu promover e financiar a formação nesta área. “Não se consegue captar empresas de programação se não houver recursos humanos locais com um nível de qualificação de programadores para iniciar uma carreira”, salientou.

Os primeiros 20 alunos, selecionados de 140 candidaturas, estão prontos a integrar o mercado de trabalho e, de acordo com o governante, já há empresas interessadas. “O sucesso é tão grande que já tivemos aqui um conjunto de empresas a contactá-los, empresas que esperemos que se instalem cá”, adiantou.

Depois deste projeto-piloto, o Governo Regional vai criar o vale de formação “Terceira Tech Island”, para que outras pessoas possam ter acesso a formação certificada nesta área.


Fonte: Lusa

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos