Economia

António Ventura alerta para incumprimento do CETA

  • 8 de Fevereiro de 2018
  • 47 Visualizações, Última Leitura a 23 Fevereiro 2018 às 04:43
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

António Ventura alertou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, no âmbito da audição na Comissão dos Negócios Estrangeiros, para o facto dos operadores, no Canadá, que comercializam o queijo São de Jorge não estarem a conseguir um aumento da “quota de importação” prevista no Acordo Económico e Comercial Global entre a União Europeia e o Canadá (CETA).

Em comunicado, o parlamentar refere que “na semana passada a direção da LactAçores informou o grupo de trabalho do Leite que estavam com dificuldades em aumentar a exportação do queijo de São Jorge (DOP) para o Canadá, por via do CETA, porque os pedidos dos operadores para o aumento da importação continuam sem serem autorizados pelas autoridades do Canadá”.

O deputado recorda que “o CETA entrou em vigor a 21 de setembro de 2017 e que o Queijo de São Jorge é um dos 140 produtos com qualificação comunitária que é reconhecido pelo acordo”.

António Ventura menciona que “informei e sensibilizei o Secretário de Estado enquanto governante, também no sentido de ele transmitir aos seus colegas da agricultura e da internacionalização o problema, para atuarem junto das autoridades do Canadá para desbloquear esta situação e agilizar os procedimentos”.

O CETA é um acordo comercial bilateral que pretende eliminar mais de 99% dos direitos aduaneiros atualmente impostos ao comércio entre a UE e o Canadá e facilitar o acesso de empresas exportadoras da União ao mercado canadiano.

António Ventura afirma que “assumo o compromisso de ir questionando os vários governantes até à resolução do problema, porém, caso persiste este constrangimento poderemos avançar com uma iniciativa parlamentar”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos