Economia

Low cost para São Miguel é prioridade

  • 19 de Fevereiro de 2010
  • 212 Visualizações, Última Leitura a 17 Agosto 2017 às 05:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

“Os atuais preços das passagens diminuem a competitividade dos Açores” a nível turístico. O professor da UAç, Tomás Dentinho justificou a queda de 10.8% do setor turistico na região com a acessibilidade monetária dos transportes e falhas na sustentabilidade das iniciativas açorianas.

“Há erros crassos que temos que corrigir: os preços dos transportes aéreos e os pacotes turísticos”, que nem sempre conseguem efetivamente gerar lucros. A solução passará pelas ligações “lowcost” (custos reduzidos) à ilha de São Miguel, garantiu Tomás Dentinho.

Este tipo de ligação aérea permite a redução da sazonalidade, pois o seu preço é ajustável à procura em cada região. “É uma forma de criar concorrência e de dar abertura do mercado aéreo”, esclareceu o economista.

No entanto, estas ligações poderiam apenas ser feitas para São Miguel. O economista recusou a ideia de a atividade turística se concentrar mais naquela ilha, como consequência:  “as restantes ilhas vão fazer os possíveis para encontrar o seu próprio caminho, até ao momento estão enganadas na intervenção pública, que supostamente, defende os Açores, mas, de facto, defende São Miguel”.

Para combater a crise, que também afeta este setor, deve ser alterada a oferta do arquipélago. Os turistas passam demasiado tempo em transportes aéreos entre ilhas, alertou Tomás Dentinho. A curta duração das estadias em cada ilha não é suficiente para gerar lucros sustentadores.

Como distinguiu o economista, questões separadas serão, “conjunturalmente, o decréscimo devido à crise e o aumento sustentável da capacidade turística”. Afirmou Tomás Dentinho que os Açores não apostam suficientemente no turismo longínquo, nomeadamente, nos países do norte da Europa.

Atualmente, a maioria dos turistas que visitam os Açores são de nacionalidade portuguesa, italiana, espanhola, inglesa ou alemã, um público que é fundamental continuar a cativar. 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos