Economia

Menos 955 desempregados inscritos até dezembro

  • 23 de Janeiro de 2018
  • 155 Visualizações, Última Leitura a 20 Agosto 2019 às 10:15
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Região termina ano com menos 955 desempregados nos centros de emprego, num ano em que o valor caiu todos os meses.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego nos Açores baixou 9,9% em dezembro, face a igual mês de 2016, para 8565 pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com os dados disponíveis na página do IEFP, em dezembro de 2017 estavam registados nos centros de emprego dos Açores 8656 pessoas o que representa um decréscimo de 955 pessoas, ou seja, 9,9%, face a igual mês de 2016, e de menos sete pessoas, ou seja, 0,1% face ao mês de novembro.

Ao longo de 2017, os dados revelam que se verificou uma tendência de redução mensal do número de desempregados inscritos nos centros de emprego nos Açores.

O ano começou começou 9611 pessoas inscritas nos centros de emprego, tendo ao longo do ano se verificado uma diminuição mensal deste valor, sendo que no mês de dezembro as Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores registaram 8656 inscritos.

Ainda que esta quebra tenha ocorrido ao longo de todo o ano, foi no mês de junho que se verificou a maior redução, menos 536 inscritos, o que representa uma variação de -5,6 por cento. Este período caracterizou-se também por se ter registado um valor abaixo dos nove mil desempregados inscritos, tendo passado de 9503 inscritos em maio para 8967.

Ontem, em nota publicada no site do executivo regional, a Vice-presidência do Governo Regional dos Açores realça que o número de desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores em dezembro passado correspondia ao valor mais baixo verificado em seis anos.

“De acordo com os dados do IEFP, e mantendo a tendência dos meses anteriores, é preciso recuar até outubro de 2011 para encontrar um número mais baixo do que o observado no final do mês em análise”, realça o executivo regional, acrescentando que “os dados do IEFP demonstram ainda que, nos últimos seis anos, 2017 foi o ano em que se registaram os valores mais baixos de novas inscrições nas agências da Região”.

A Vice-presidência do Governo Regional dos Açores destaca ainda que “esta redução progressiva e consistente do desemprego registado é consequência da ação das empresas e dos trabalhadores açorianos, em conjunto com as medidas públicas de apoio à criação de mais e melhor emprego, assim como do crescimento sustentado da economia regional”.

A tendência verificada nos Açores, acompanha o que acontece a nível nacional, onde os dados do IEFP mostram que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,3% em dezembro, face a igual mês de 2016, para 403.771 pessoas, e 0,2% face ao mês anterior.

Face a estes números, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já destacou que o desemprego registado nos centros de emprego do IEFP alcançou o valor mais baixo desde outubro de 2008.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos