Economia

Mercado nacional com maior subida nas dormidas

  • 18 de Janeiro de 2018
  • 168 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 20:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Dados até novembro apontam para subida a rondar os 15% , com destaque para o mercado nacional, que cresceu mais que o estrangeiro.

As unidades hoteleiras dos Açores registaram entre janeiro e novembro de 2017 um valor acumulado de 1 milhão e 719 mil dormidas, com um crescimento homólogo de 15,5 por cento, o que aponta, a um mês de se fechar o ano de 2017, para um terceiro ano consecutivo de crescimentos robustos no turismo açoriano.

Segundo os mais recentes dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), é o mercado nacional, com um crescimento de 18% entre janeiro e novembro, face ao período homólogo de 2016, que mais se destacou face ao crescimento das dormidas de estrangeiros, que foi de 13,8% no mesmo período, por comparação com 2016.

Isto apesar de, no valor global das dormidas, os estrangeiros continuarem a dominar (1 milhão de dormidas entre janeiro e novembro) em relação ao mercado nacional (710 mil dormidas entre janeiro e novembro).

No mês de novembro, em concreto, registaram-se 81,2 mil dormidas nas unidades hoteleiras dos Açores, com um crescimento de 1,9% comparativamente ao mês de novembro de 2016.

Também neste mês, foram os turistas nacionais os que mais contribuíram para o aumento das dormidas, com um crescimento de 12,5% face a novembro de 2016, quando no caso das dormidas de estrangeiros, registou-se mesmo um decréscimo de 7,7% em novembro, face ao mês homólogo de 2016.

Relativamente aos proveitos e quando falta apenas fechar a estatística do último mês do ano, 2017 promete vir a ser um ano muito bom para a hotelaria açoriana, com proveitos totais de 84,2 milhões de euros no acumulado entre janeiro e novembro e um crescimento homólogo de 23,7%, portanto, bastante acima do crescimento das dormidas.

Isto demonstra que os hotéis estão a conseguir gerar valor a partir do maior interesse que os Açores despertam atualmente nos mercados emissores de turistas, quer a nível nacional, quer a nível internacional.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos