Economia

Ilhas da Macaronésia vão reunir nos Açores em meados deste ano

  • 17 de Janeiro de 2018
  • 115 Visualizações, Última Leitura a 23 Outubro 2018 às 05:25
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Governos de Cabo Verde e das Canárias criaram uma comissão técnica permanente que a partir de agora vai acompanhar todos os projetos em desenvolvimento nos dois arquipélagos e avaliar os seus resultados, sendo que as regiões da Macaronésia vão reunir em meados deste ano nos Açores.

A comissão permanente foi criada durante a quarta cimeira bilateral Cabo Verde - Canárias, realizada na segunda-feira em Las Palmas, copresidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente do governo das Canárias, Fernando Clavijo.

Em comunicado final da cimeira, ficou estabelecido que a comissão irá coordenar ações, seguir o desenvolvimento dos compromissos e avaliar os resultados dos projetos conjuntos, como forma de dar impulso à relação bilateral.

Durante a cimeira, Cabo Verde e Canárias acordaram ainda reforçar a cooperação na área económica, agricultura e ambiente, ordenamento do território, a nível institucional e empresarial e académico.

O primeiro-ministro cabo-verdiano sublinhou a integração dos dois arquipélagos nas ilhas da Macaronésia, juntamente com Madeira e Açores, adiantando que o objetivo é terem um “papel relevante” na relação com a União Europeia e na ligação com África.

“Por isso, avaliamos positivamente mais este encontro. Sentimo-nos mais reforçados para continuarmos fortemente nesta cooperação institucional e empresarial com Canárias”, reforçou o chefe do Governo cabo-verdiano.

O presidente do governo das Canárias, Fernando Clavijo, salientou que foi criada uma aliança estratégica em áreas importantes como o desenvolvimento económico, educação e cultura.

“Vamos continuar a trabalhar para aprofundar áreas de interesse comum, concretamente as energias renováveis, água e saneamento”, precisou Fernando Clavijo, acrescentando ainda a economia azul, meio ambiente, ordenamento do território, turismo e agricultura como áreas em que os dois arquipélagos reforçaram a cooperação.

Destacando a melhoria da ligação marítima e área entre os dois arquipélagos, o presidente do governo das Canárias apontou também avanços para preparar uma reunião das regiões da Macaronésia, em meados deste ano, nos Açores.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos