Economia

Açores com a maior execução de fundos da União Europeia

  • 7 de Dezembro de 2017
  • 15 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2017 às 01:41
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Programa Operacional (PO)Açores 2020 é o que tem a maior execução de fundos comunitários no contexto de todos os programas operacionais do país, tanto a nível de regiões como temáticos (por áreas de investimento).

A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias e dá conta que, nessa matéria, o PO Açores lidera em cumprimento e está acima do que Bruxelas exigia para o fecho do ano em 406%.

O vice-presidente do Governo Regional regista positivamente que, naquelas duas frentes, a taxa de execução de fundos comunitários nos Açores seja a mais elevada do país.

Para Sérgio Ávila, a notícia “demonstra claramente que os Açores são a região do país com melhor execução em termos de fundos comunitários”, dando, por essa via, “um contributo significativo para o país poder agora ter anunciado que cumpriu as metas de execução”.

Tal significa, em termos práticos, que Portugal não terá de devolver dinheiro de fundos comunitários a Bruxelas.

“Para poder cumprir esse objetivo a região que mais contribuiu efetivamente foi os Açores, com uma execução, no momento da avaliação, de 406% acima daquilo que eram as exigências da União Europeia (UE) - ou seja, cinco vezes mais daquilo que a UE tinha como limite para a não existência de perda de fundos”, acentuou Sérgio Ávila em declarações ao AO.

O vice-presidente realça que neste momento os Açores contam com 1032 candidaturas aprovadas a fundos da UE, representando “um investimento elegível superior a 834 milhões de euros”.

Quase metade desse investimento (46%) já foi executado, o que permitiu injetar na economia açoriana - só a nível do FEDER e do Fundo Social Europeu - 330 milhões de euros.

“Essa nossa taxa de execução é atualmente superior, em cerca de 50%, à taxa de execução do país e três vezes superior à taxa de execução dos programas operacionais regionais do continente. Esses dados demonstram bem o nosso grau de execução e o cuidado que tivemos, não só no planeamento, mas na capacidade de execução dos fundos comunitários”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos