Economia

Governo dos Açores implementa programa de monitorização e gestão da reputação do destino turístico

  • 4 de Dezembro de 2017
  • 9 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2017 às 01:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Turismo, está a promover um programa de monitorização e gestão da reputação do destino turístico, denominado “Açores – Quem é o turista e o que diz de nós”, disponibilizando a todos os agentes do setor informações sobre o grau de satisfação e confirmação das expetativas dos turistas que visitam o arquipélago.

O programa de reputação online dos estabelecimentos e atrações turísticas, desenvolvido em parceria pela GMT Hospitality e a empresa Review Pro, permite, através dos vários relatórios produzidos, que todas as entidades possam adaptar, moldar, reformular e inovar a oferta dos produtos e serviços que comercializam e, assim, completar o ciclo de gestão da qualidade para benefício do turista, da reputação de cada agente e da reputação do destino e marca Açores.

Esta ferramenta online inovadora surge na sequência da importância que a área do marketing digital vem assumindo na promoção da notoriedade dos destinos turísticos, nomeadamente na Região.

Desta forma, é possível medir a reputação turística do destino Açores através da pegada digital do turista que visita o arquipélago, analisando as avaliações das experiências que ele partilha em cerca de 175 websites, em 45 idiomas diferentes, nas suas várias dimensões, como o alojamento, a restauração e a animação turística.

Por outro lado, esta ferramenta identifica as caraterísticas comportamentais e os traços de personalidade dos visitantes, com uma análise que permite a segmentação da procura e a posterior adequação de conteúdos publicitários ao perfil do visitante, bem como uma maior eficiência das campanhas de promoção do destino.

O programa permite ainda obter a valorização e comparação do destino com os seus potenciais concorrentes e também de cada uma das empresas referenciadas com a média do seu mercado.

Atualmente, são mais de 265 as entidades açorianas que se qualificam para o GRI - Global Review Index, índice desenvolvido pela Review Pro e reconhecido pela OMT - Organização Mundial do Turismo enquanto sistema de referência internacional de gestão de reputação online.

A iniciativa “Açores – Quem é o turista e o que diz de nós” enquadra-se na estratégia do Governo Regional de qualificação da oferta turística, o que implica conhecer profundamente o turista que visita os Açores para melhor superar as suas expetativas e monitorizar a performance da prestação de serviços turísticos pelos agentes turísticos a operar na Região.

 

Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos