Economia

Economia portuguesa com melhor desempenho que Zona Euro no 4.º trimestre

  • 12 de Fevereiro de 2010
  • 236 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 14:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A economia portuguesa comportou-se melhor que a da Zona Euro durante o quarto trimestre, tendo registado um abrandamento homólogo de 0,8 por cento, enquanto o conjunto dos países com moeda única sofreu uma contração de 2,1 por cento.

Face ao conjunto dos 27 países da União Europeia, o desempenho económico português foi melhor, já que a economia da UE-27 contraiu-se 2,3 por cento no quarto trimestre, face igual período de 2008, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Em termos homólogos, este é o quarto trimestre consecutivo que Portugal regista melhor desempenho que a Zona Euro e União Europeia.

No conjunto do ano 2009, o produto interno bruto (PIB) português deverá ter recuado 2,7 por cento, uma contração inferior aos da Zona Euro (recuo de 4 por cento) e da União Europeia a 27 (diminuição de 4,2 por cento).

Tendo em conta os dados para já disponíveis da Eurostat, só a França teve melhor desempenho económico que Portugal (em termos homólogos) no quarto trimestre, com um recuo de 0,3 por cento.

Neste período, a Espanha registou um abrandamento de 3,1 por cento, a Alemanha de 2,4 por cento e o Reino Unido de 3,2 por cento.

A economia grega caiu 2,6 por cento entre outubro e dezembro, comparando com igual período de 2008, e recuou 0,8 por cento face ao trimestre anterior.

Já em cadeia, o crescimento económico português registou uma variação nula entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado, o mesmo acontecendo na Alemanha, enquanto Espanha recuou 0,1 por cento.

Neste período a economia da Zona Euro e da UE a 27 cresceu 0,1 por cento, tal como no Reino Unido.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos