Economia

UM QUARTO DOS TRABALHADORES PRIVADOS RECEBERAM FORMAÇÃO

  • 6 de Maio de 2008
  • 356 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 05:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

 

 Carlos César falava na escola dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, na entrega de 67 diplomas de qualificação a jovens que concluíram a sua formação profissional, no âmbito do PROFIJ, um programa criado há cerca de dez anos e que já abrangeu cerca de cinco mil formandos em várias ilhas dos Açores.

 

 

    “Em todos os Açores, vindos do PROFIJ e das escolas profissionais, já foram mais de doze mil, ou seja cerca de um quarto dos trabalhadores das empresas privadas dos Açores”, salientou Carlos César.

 

 

    Actualmente, encontram-se no PROFIJ cerca de dois mil jovens, distribuídos por 190 cursos em 30 trinta escolas do arquipélago e, no próximo ano escolar, vão abrir mais 55 cursos, que abrangerão 1.100 formandos em várias áreas.

 

 

    Permitindo combater o insucesso escolar, este programa só prevê a abertura de um novo curso “após ouvir os empresários sobre as necessidades de recrutamento de recursos humanos qualificados”, garantiu Carlos César, para quem em causa está uma estratégia de “aproximação da escola ao mundo empresarial”.

 

 

    Segundo o presidente do Governo açoriano, tanto o PROFIJ como as escolas profissionais se encontram, actualmente, a formar mais de metade dos jovens que todos os anos entram no mundo do trabalho com certificados de aptidão profissional e de habilitação literária correspondente ao nono ou décimo segundo ano de escolaridade.

 

 

    Entre os disponíveis estão cursos como de electricista, serralheiros, canalizadores, empregados de mesa, cozinheiros, técnico de serviços pessoais, de electrónica, guias turísticos, técnicos de multimédia, recepcionista, programadores de informática, entre muitos outros.

 

 

    “A nossa vida empresarial e as nossas actividades económicas seriam, sem toda essa gente formada, muito menos sólida”, concluiu o presidente do Governo Regional.

 

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos