Economia

Açores mostram-se ao mundo na Web Summit em Lisboa

  • 7 de Novembro de 2017
  • 29 Visualizações, Última Leitura a 19 Novembro 2017 às 02:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Açores participam na Web Summit com stand na FIL e a presença de ‘startups’ das incubadoras.

Os Açores estão presentes na Web Summit com um stand na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no qual se promove a Região como destino de grande potencial para acolher empresas de base tecnológica.

“Através da ‘Invest In Azores’, o Governo dos Açores está representado na Web Summit para mostrar as nossas condições de atractibilidade do ponto de vista de investimento nas áreas das novas tecnologias , assim como para mostrar tudo o que se passa no nosso ecossistema, nomeadamente no Nonagon, no PraiaLink e na Startup Angra”, revelou Luís Leal, membro do conselho de administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

O responsável da SDEA referiu ainda as mais-valias da Região que, pela primeira vez, está presente com um stand nesta conferência de tecnologia e empreendedorismo.

“Dar a conhecer os Açores ao mundo como um centro que pode vir a albergar novas tecnologias é o nosso objetivo, nomeadamente devido às baixas taxas de impostos, aos sistemas de incentivos fora do comum ou à proximidade dos Estados Unidos e do Continente europeu”, elencou. ~

Em paralelo, a Região conta com a presença de dez ‘startups’, que abrangem áreas desde a tecnologia e biotecnologia até à indústria, das três incubadoras dos Açores.

“O nosso objetivo foi que as ‘startups’ açorianas tivessem acesso à maior conferência tecnológica do mundo, que, para além de juntar investidores, apresenta um networking fantástico e na qual se vai discutir, muito provavelmente, as novas tecnológicas dos próximos vinte anos.

Desta forma estamos a ajudar as ‘startups’ a prepararem-se para este mercado que é extremamente competitivo”, explicou.

O executivo regional realça ainda que o arquipélago tem vindo a apostar na atração de quadros qualificados, bem como na formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), de que é exemplo a recente criação do primeiro curso de programação, em parceria com a Academia de Código, inserido no projeto Terceira Tech Island.

No âmbito desta estratégia de captação de investimento em tecnologias de informação, a Região promove, além da oferta formativa, facilidades ao nível das infraestruturas para instalação de empresas e quadros, assim como apoios financeiros através do sistema de incentivos existente.

Nesse sentido pretende, com a implementação desta estratégia, contribuir para que o arquipélago atinja o patamar ‘smart islands’ e tire partido dos desenvolvimentos tecnológicos, em particular na área das TIC, promovendo, também por esta via, a inovação, a criação de novos produtos de valor acrescentado e, consequentemente, a competitividade e o desenvolvimento económico da Região.

A segunda edição da conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit arrancou ontem e decorre até quinta-feira no Parque das Nações, em Lisboa, sendo que - à semelhança do ano passado - decorre no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.


Mais de 80 mil pessoas vão passar pela conferência de tecnologia

O fundador da conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit, Paddy Cosgrave, disse que mais de 80 mil pessoas vão passar pelo evento que decorre até quinta-feira em Lisboa e que começou ontem com apresentações entre os presentes na audiência.

“Os participantes são 59.115, mas, ao todo, incluindo ‘staff’, imprensa e investidores, 81 mil pessoas vão passar pelas portas da Web Summit nos próximos dias”, estimou Paddy Cosgrave, na sessão de abertura do evento, que decorre no Parque das Nações.Recordando o ‘nascimento’ do evento, Paddy Cosgrave disse que a Web Summit “começou com uma simples ideia em 2010”, de “conectar a área da tecnologia”.

“A Web Summit tornou-se uma grande galeria de ‘startups’ e empresas de todo o mundo”, adiantou.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos