Economia

Banco de Portugal disponibiliza preçários das instituições financeiras a partir de hoje

  • 12 de Fevereiro de 2010
  • 194 Visualizações, Última Leitura a 16 Agosto 2017 às 14:53
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O portal do cliente bancário passa a partir de hoje a dar acesso direto ao folheto de comissões e despesas das instituições de crédito, de forma a possibilitar aos clientes a comparação entre a oferta disponibilizada pelas entidades.

O Banco de Portugal salientou em comunicado que esta é "uma forma de promover o direito à informação, a transparência e a comparabilidade da informação prestada pelas instituições".

As instituições de crédito passam a apresentar o valor máximo de todas as comissões que praticam nos produtos e serviços bancários comercializados, não podendo ser cobradas comissões que não constem do preçário ou que tenham valor superior ao nele indicado.

O valor indicativo das principais despesas que o cliente pode ter de pagar à instituição de crédito também é contemplado.

"As despesas correspondem aos demais encargos suportados pelas instituições, que lhes são exigíveis por terceiros, e que estas podem repercutir nos clientes, correspondentes, nomeadamente, a pagamentos a Conservatórias, Cartórios Notariais ou que tenham natureza fiscal", salientou o supervisor do mercado bancário.

Esta nova ferramenta "facilita o acesso à informação sobre os encargos dos produtos e serviços financeiros comercializados, bem como a comparação dos Preçários de diferentes instituições", segundo a entidade liderada por Vítor Constâncio.

A informação disponibilizada pelas instituições de crédito é atualizada diariamente, nos dias úteis.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos